Domingo, 07 Abril 2024 10:58

Prof. da USP doa exemplares de livros sobre Exodontia e Infecções Odontogênicas a FOP

Escrito por
Prof. Flávio Aguiar, Prof. João Luz e a Bibliotecária Josidelma Soluza Prof. Flávio Aguiar, Prof. João Luz e a Bibliotecária Josidelma Soluza

whatsapp image 2024 04 04 at 4.37.57 pmO professor da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, João Gualberto de Cerqueira Luz, esteve na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp no dia 4 de abril. Recepcionado pelo diretor, professor Flávio Henrique Baggio Aguiar, participou de uma singela cerimônia, na qual fez uma doação à Biblioteca Carlos Henrique Robertson Liberalli de dois exemplares dos livros “Exodontia Gerenciamento das Intercorrências” e “Infecções Odontogênicas e suas Implicações”. Constam como autores das obras ainda: Rubens Camino Junior, Nairo Galiás de Souza Vargas, Sidney Rafael das Neves, lançados pela Editora Doctor Livros.

Exodontia Gerenciamento das Intercorrências - A exodontia é o procedimento odontológico realizado com maior frequência no cenário da cirurgia bucomaxilofacial, executada tanto por generalista como pelo especialista e, caracteriza-se atualmente como uma manobra delicada e precisa, devido ao aprimoramento das técnicas cirúrgicas, pelo avanço tecnológico que proporciona o surgimento de instrumentais atraumáticos, mas mesmo assim, com essas ferramentas, podem sucederem-se diversos efeitos adversos quando não planejada e executada de forma criteriosa e até mesmo gerar uma desconfiança em relação ao profissional. O cirurgião-dentista deve aprender a conviver com os riscos e, principalmente administrá-los, uma vez que é impossível evitá-los em alguns dos casos, porque nenhum procedimento cirúrgico está inerente à alguns infortúnios, situações de urgências e emergências médicas, por mais simples que sejam e, estar capacitado a realizar o tratamento, bem como, projetar as estratégias de prevenção. Esta obra é um guia que visa abordar as principais intercorrências transcirúrgicas e pós-operatórias na prática exodôntica, enfatizando o correto diagnóstico, planejamento e aplicação dos recursos terapêuticos mais seguros ao paciente.

Infecções Odontogênicas e suas Implicações - Infecções odontogênicas são comuns e afligem os seres humanos desde a sua existência, e mesmo assim, a Odontologia têm obtido um grande progresso na prevenção e na intervenção, entretanto, demanda do cirurgião-dentista a recomendação de permanecer preparado para as ocorrências imprevistas. Estas infecções são dolorosas, prejudicam a função e a estética e, por vezes, colocam a vida em risco se não tratadas no tempo e da forma adequada. A detecção prematura, a compreensão de quando, como intervir cirurgicamente, a utilização criteriosa e racional de antibióticos, desempenham um papel crucial no controle e cura do paciente. Esta obra ajudará a compreender melhor o gerenciamento das infecções odontogênicas com relação ao delineamento do diagnóstico, microbiota, propagação e tratamentos.