Domingo, 07 Abril 2024 08:34

Cepae inicia 8ª Turma do Curso de Especialidade

dsc 7329No dia 04 de abril teve início o oitavo oferecimento do Curso de Especialidade Profissional “Atendimento Interdisciplinar Preventivo na Primeira Infância”, oferecido pelo Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (Cepae). O Cepae, que é uma extensão da Área de Psicologia Aplicada da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp, atua há 30 anos e é referência no serviço de atenção precoce em saúde em Piracicaba e região, especialmente pelo seu caráter interdisciplinar e sua atuação em aleitamento materno, oferecendo atendimento gratuito de alta qualidade.

A Coordenadora do Cepae, Prof Dra Rosana de Fátima Posobon, comentou que o processo seletivo para esta turma teve início no dia 22 de fevereiro, com uma Palestra para os candidatos, em que foram informados sobre a dinâmica do Curso e suas peculiaridades, a fim de que pudessem decidir-se com segurança por passar ou não pela entrevista e ter a chance de compor a Equipe. “Recebemos cerca de 130 pré-inscrições de profissionais de odontologia, enfermagem, psicologia, fonoaudiologia e nutrição. Destes, foram pré-selecionados 87, que passaram por entrevista, sendo selecionados em Primeira Chamada 33 alunos, que foram divididos em 3 Equipes. Após a conclusão do módulo teórico, em junho próximo, estes alunos iniciarão a atuação prática, sob a Coordenação e Supervisão de um time de 14 profissionais”

Verônica Serafim é uma das alunas desta Turma. Ela, que participou do Cepae enquanto era aluna de graduação da FOP, voltou agora para o Curso de Especialidade, ao mesmo tempo em que realiza o seu mestrado: “O Cepae é um Programa muito diferenciado; lá conseguimos adquirir conhecimento de áreas distintas daquelas em que fomos formados e isso enriquece muito nosso atendimento. Eu como dentista, vejo a necessidade de conhecimentos que possam oferecer pro meu paciente um olhar integrativo sobre sua saúde. Certamente será uma experiência fantástica”, relata.

As aulas, ministradas pelas profissionais da Supervisão e por professores convidados, abordam assuntos que preparam o aluno a atuar em prevenção precoce, em manejo da lactação, em abordagens psicológicas da criança, com uma visão integral das áreas de compõem o Cepae.

A aula inaugural foi conduzida pela Coordenadora, Prof Rosana, que destacou a importância do compromisso de cada aluna para que o aprendizado seja o mais amplo possível: “Atuar com crianças tão novinhas, com gestantes e com puérperas requer não somente muito conhecimento teórico, mas habilidades técnicas e de relacionamento, a fim de conseguir a adesão das famílias ao aconselhamento oferecido, visando a manutenção da saúde do paciente e sua frequência no Programa até os 4 anos de idade”.

Esta turma recebe o conteúdo teórico enquanto a turma anterior está concluindo sua capacitação prática. O curso é gratuito e tem duração de 15 meses. Processo seletivo para nova turma será divulgado no segundo semestre deste ano.

Para maiores informações, siga o Cepae pelo Instagram cepae.fop.unicamp.