Sexta, 12 Abril 2024 15:17

FOP é classificada como a 23ª melhor faculdade de odontologia do mundo

Prof. Flávio Aguiar, diretor da FOP Prof. Flávio Aguiar, diretor da FOP

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp foi classificada como a 23ª melhor faculdade de odontologia do mundo, 2ª da América Latina, e a melhor colocada da Unicamp, de acordo com ranking elaborado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada na análise de desempenho de instituições de ensino superior, divulgado nesta semana. A Unidade subiu 6 posições em comparação a 2023.

Ao todo, o QS World University Ranking by Subject avaliou 55 disciplinas de 4.989 instituições distribuídas por 149 localizações, das quais 1.559 instituições tiveram seus resultados publicados. Para analisar as matérias, utilizou-se um conjunto de cinco indicadores: Reputação acadêmica, que avalia a performance global da universidade; reputação entre o empregador, ou seja, a capacidade dos egressos se empregarem; quantidade de citações por artigo, que reflete os impactos da pesquisa científica e a qualidade das instituições; índice-H, que quantifica a produtividade com base nos papers mais citados, além de Rede Internacional de Pesquisa, em que são verificadas as parcerias internacionais realizadas pela instituição. O ranking por áreas leva em conta os critérios de reputação acadêmica; reputação no mercado de trabalho; relação entre número de alunos e professores em dedicação exclusiva; volume de trabalhos acadêmicos publicados; quantidade de professores estrangeiros e quantidade de alunos internacionais.

“Atribuímos essa classificação ao esforço de todos da FOP, do quadro docentes, de servidores e dos alunos, para que tenhamos alcançado um nível excelente entre as faculdades do mundo (23ª posição) e esperamos melhorar ainda mais”, disse o diretor, professor Flávio Henrique Baggio Aguiar.

O coordenador do curso de graduação, professor Luis Roberto Marcondes Martins, falou da importância do trabalho realizado pela FOP para melhorar cada vez mais essa colocação.  “Fiquei extremamente feliz com o resultado dessa classificação, visto que denota o grande empenho por parte de toda comunidade - professores, funcionários e alunos -, sem ordem de prioridade. Essa classificação é fruto desse reconhecimento e do trabalho sério que vem sendo realizado. Todos estão imbuídos no objetivo de alcançar índices cada vez melhores. Existe a perspectiva de melhorar ainda mais esse índice, visto aos avanços que estão por vir, como a inauguração do Centro Clínico Multidisciplinar. Dentro da Unicamp, a FOP também tem se destacado”, disse.

O coordenador dos Programas de Pós-Graduação da FOP, professor Valentim Adelino Ricardo Barão, comentou sobre a classificação da Unidade. “A FOP tem 7 Programas de Pós-Graduação muito bem estabelecidos, sendo 6 acadêmicos e 1 profissional. Destes 6, 4 são considerados de excelência. Destes 4, 3 com nota máxima na Capes (7). “Sabermos que a FOP tem vários professores de reconhecimento internacional, devido ao elevado número de publicações, e muitos estão ranqueados nos top 2% mundialmente de citações. Outro ponto que tem colaborado com o ranqueamento, é a cooperação internacional, que se dá, principalmente, por meio de pesquisas. A unidade, como um todo, conta com a participação intensa de professores do exterior em publicações científicas e projetos de pesquisa, além de proporcionar o intercâmbio de alunos internacionalmente”, conta.