Segunda, 06 Maio 2024 16:44

CECI-FOP promove exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças

3O Centro de Convivência Infantil (CECI) da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp expõe trabalhos desenvolvidos pelas crianças. A atividade ficará exposta no saguão superior do prédio principal até sexta-feira (10/05).

De acordo Josiane dos Santos Ferreira Pereira, professora articuladora, a exposição tem como objetivo divulgar os trabalhos feitos pelas crianças para toda comunidade. “Muitas pessoas que convivem na FOP não tem conhecimento que a Unidade disponibiliza creche para os filhos de alunos, professores e funcionários”.

A exposição é fruto dos projetos: Yoga, que constrói coletivamente a intervenção pedagógica dos conhecimentos da cultura corporal de movimento na educação básica, mediante saberes profissionais e estudos filosóficos, históricos, científicos e metodológicos. Planejar, organizar e proporcionar recursos para a prática do yoga e técnicas de respiração, relaxamento e automassagem na educação infantil.

Projeto Alimentação Saudável/Culinária - Trabalha conceitos de hábitos de alimentação saudável, textura dos alimentos, origem dos alimentos e seu valor nutricional. Proporcionar aprendizado interdisciplinar na preparação de receitas faz com que pratiquem conceitos matemáticos ao usar medidas e soma de ingredientes, tempo e temperatura desenvolvem habilidades linguísticas ao seguir instruções e, ao conhecer diferentes alimentos, exploram aspectos culturais e geográficos. Aprimoram a coordenação motora ao cortar, lavar, misturar, aquecer, refrigerar e até mesmo moldar.

Projeto Brincando com os elementos - Propõe atividades experimentais que oportunizem um contato direto com o concreto através de possíveis manipulações de experimentos, de forma atraente, lúdica e educativa. Investigar por meio de situações-problema a relação entre matéria e energia, suas propriedades e as leis que regem sua interação.

1Projeto: Era uma Vez (Leitura) – Visa ampliar a imaginação e incentivar nas crianças a descoberta do universo da literatura infantil, confrontando realidade e fantasia. Além disso, ela auxilia no desenvolvimento do gosto pela leitura e por histórias, estimulando também o lúdico e o faz de conta. Desenvolver a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimular a linguagem oral e ampliar a capacidade criativa.

Projeto: Abelhas  - Desenvolve consciência ambiental, científica, promoção da curiosidade, desenvolvimento de valores e aprendizado interdisciplinar. Além da construção de uma sociedade mais sustentável e equilibrada com o meio ambiente.

O Ceci FOP (Creche) é pioneira da Unicamp e já recebeu muitos filhos de servidores, de funcionários Funcamp e de alunos da Faculdade. “Convidamos aqueles que não conhecem nossa creche para vir conhecer este espaço acolhedor, um ambiente educacional que valoriza o desenvolvimento integral de cada criança”, disse Josiane.