Quarta, 15 Maio 2024 08:50

Parceria entre FOP e Proec possibilita atendimento odontológico aos Patrulheiros de Campinas

karina proec1A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp integra convênio de cooperação assinado pela Unicamp, por meio da Pró-reitora de Extensão e Cultura, e pelo Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (Campc) – Patrulheiros Campinas. A cerimônia de lançamento da parceria foi realizada no dia 22 de abril de 2024, na sede da Campc, na Av. das Amoreiras, e contou com a participação do Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, do Presidente dos Patrulheiros Campinas, Adailton Silva e da Diretora associada da FOP, Karina Gonzales Silverio Ruiz.

O convênio objetiva oferecer atendimento odontológico gratuito aos Patrulheiros de Campinas, além de atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de assistência à saúde a cerca de 1.200 jovens da cidade.

Os atendimentos tiveram início no dia 15 de abril de 2024 e será realizado por meio de uma disciplina que desenvolve atividades de extensão com os alunos do quinto ano do curso de graduação. De acordo com a diretora associada da FOP, de segunda a quinta-feira, os alunos atuam no Hospital das Clínicas da Unicamp (HC), no Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e, agora, também, no Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (Campc).

A atividade é um caminho de mão dupla. Por um lado, os Patrulheiros recebem atendimento odontológico preventivo, exame clinico, anamnese, e, se houver necessidade de outros atendimentos, são encaminhados para Unidade Básica de Saúde (UBS) da região onde residem. Já, os alunos da FOP estão vivenciando uma outra realidade, principalmente, em relação a faixa etária, cuja cobertura é por volta dos 15 aos 22 anos. Não é tão comum os estudantes atenderem adolescentes e adultos jovens na Clínica de Graduação. A Unidade também foi beneficiada com seis bolsas de pós-doutorado, devido à atuação dos pós-graduandos, que são responsáveis pela supervisão dos alunos de graduação nessa atividade.

“Esses acordos são muito interessantes, porque não só permitem que a universidade faça ações na comunidade, mas também permite que essas ações sejam transformadas em créditos e horas de extensão. Esses acordos caminham nessa direção. Eles surgem para atender duas demandas: uma que existe na sociedade, outra que existe dos nossos alunos”, ressaltou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho. Segundo ele, a previsão é que o projeto caminhe para uma parceria com o SUS, para possibilitar que casos que demandem uma maior interação odontológica possam ser feitos no SUS.

Texto: César Maia - Edição: Gabriela Villen  - Fotos: José Irani