As alunas Lays Martin Sobral e Andreia Bufalino, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foram contempladas com os dois principais prêmios oferecidos na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), realizada na cidade de Águas de Lindóia, entre os dias 9 e 12 de setembro. O evento é considerado o mais importante na área odontológica no País, com expressão mundial, o qual proporciona visibilidade à qualidade dos trabalhos produzidos pelas faculdades de odontologia.
O estudo de Lays Martin foi contemplado com o prêmio Edward Hatton, maior premiação científica da área odontológica no País. Os ganhadores do prêmio irão representar o País na International Association for Dental Research (IADR), cuja reunião será entre os dias 16 e 19 de março de 2011, em San Diego, Estados Unidos. Já Andreia Bufalino foi premiado na categoria fórum científico. Ela receberá um prêmio de dez mil reais. Ambas são orientadas do professor Ricardo Della Coletta, da área de Patologia.
O trabalho de Lays começou a decifrar o mecanismo pelo qual células do estroma (células normais) favorecem a proliferação e invasão de células de câncer de boca. O estudo, oriundo da dissertação de mestrado de Andreia, buscou avaliar a influência de fatores genéticos relacionados à mãe e o risco para o nascimento de crianças com fissura labial e/ou palatina não-sindrômica. “É o reconhecimento de um trabalho”, avalia Andreia. Lays disse que é gratificante e um estimulo a mais para continuar pesquisando. Há seis anos ela desenvolve pesquisas na área, revela.
O professor Ricardo Coleta passou a estudar o estroma por volta de 2007. Segundo ele, o assunto é interessante e os resultados das pesquisas desenvolvidas pela área se mostraram bastante promissores. Além disso, compensa investir em meios que ajudem a entender melhor o desenvolvimento do câncer de boca e como tratá-lo, explica. A linha de pesquisa sobre fissura labial na área de patologia da FOP já é antiga. “A fissura labial é uma anomalia muito comum e possui alta taxa de mortalidade e morbidade. Ainda não são conhecidos todos os fatores que contribuem para o seu aparecimento”, esclarece o docente.
Trabalhos premiados
Orientação: professor Marcelo Ferraz Mesquista
Pesquisa: Resistência à fadiga da união soldada a laser em estruturas de Ti comercialmente puro e de Ti-6Al-4V.
Co-autores: Nuñez-Pantoja JMC*, Takahashi JMFK, Nóbilo MAA, Vaz LG, Consani RLX, Mesquita MF
Orientação: professor Renato Mazzonetto
Pesquisa: Avaliação do carreador carboxi-metil-celulose associado à matriz óssea bovina anorgânica em defeitos na calota de cães.
Co-autores: Ortega-Lopes R*, Netto HDMC, Nóia CF, Andrade VC, Cidade CPV, Mazzonetto R
Orientação: professora: Glaucia Maria Bovi Ambrosano
Pesquisa: Capacidade diagnóstica da tomografia computadorizada de feixe cônico para detecção de fraturas radiculares longitudinais.
Co-autores: Melo SLS*, Bortoluzzi EA, Abreu-Junior MJN, Corrêa LR, Ambrosano GMB, Corrêa M
Orientação: professor Jaime Aparecido Cury
Pesquisa: Um novo método para quantificação de fluorose dental em ratos.
Co-autores: Catani DB*, Tenuta LMA, Andaló FA, Cury JA
Orientação: professor: professora Altair Antoninha Del Bel Cury Pesquisa: Influência do PTFE incorporado a resina acrílica na composição de biofilme bacteriano. Co-autores: Straioto FG*, Murata RM, Del-bel-Cury AA, Duarte S