O trabalho do mestrando da área de Cirurgia Bucomaxilofacial, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, Paulo Hemerson de Moraes ficou em primeiro lugar na categoria tema livre, no VII Encontro Norte-Nordeste de Cirurgia Bucomaxilofacial, realizado entre os dias 16 e 19 de setembro, em Natal. O estudo sugere um protocolo para instalação de implantes faciais na região Bucomaxilofacial (BMF). O trabalho teve orientação do professor Ricardo de Albergaria Barbosa e co-orientação do professor Paulo Henrique Caria.
O protocolo sugerido por Hemerson é o terceiro trabalho na literatura mundial sobre o assunto, conta. “É um marco na odontologia pelo rebuscamento de uma área de atuação que estava esquecida. A FOP é uma das poucas faculdades na Brasil que oferece o serviço à população na área de reabilitação facial com prótese bucomaxilofacial.
Linha de pesquisa – as áreas de Cirurgia e Prótese Parcial Removível da FOP oferecem o serviço de reabilitação do complexo bucomaxilofacial para pacientes portadores de defeitos e perdas de estruturas. As áreas confeccionam e instalam próteses oculares, de orelha, de nariz, de maxila, de mandíbula, entre outras partes da face. As deformações se devem a vários motivos, entre eles, acidentes, sequelas de cirurgias oncológicas e malformações congênitas.