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Somente por volta dos anos oitenta, a constituição brasileira começa a falar sobre educação. Nessa época, apareceu a educação superior que negligenciou o ensino primário e secundário, fenômeno muito parecido com o que está acontecendo hoje. A graduação está sendo sufocada pela pós-graduação, disse o professor György Miklós Böhm, na palestra “Ensino de graduação na medicina/odontologia à espera de socorro urgente”. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, aconteceu na tarde de quarta-feira, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).

Há muito tempo já se chamou a atenção para o fato de que a pós-graduação de modo algum deverá ser considerada educação de massa. Igualmente alerta para os perigos da implantação indiscriminada de cursos de graduação no país. Se for assim, a educação, pós-graduação, será forçada a repetir a educação graduada, já precária, com o inevitável abastardamento dos graus de doutor e mestre, alerta o professor.

Após uma breve explanação sobre a pós-graduação, o professor falou da evolução histórica do ensino no Brasil, o que ele classifica como um problema. “Essa é uma herança educacional deixada pelo Brasil império. Mesmo nos dias atuais, não há um esforço grande no sentido de melhorar a educação nesse país. Essa é uma conquista que deverá levar uma geração ou mais para conseguir”, disse.

Há mais de 20 anos que os livros trazem informações sobre ensino primário, secundário, básico e superior. Não educação. A educação de um povo precisa de paz, professores e do meio – um ambiente sociocultural. Esse meio ambiente as pessoas não conseguem importar, porque ele é feito da educação dos pais, do trabalho dos professores, e é consequência do aprimoramento. “De longe o mais importante é o recursos humanos. Programas educacionais e ferramentas didáticas vêm depois.

Enquanto por um lado os alunos chegam à graduação sem saber a aprender os professores, em contrapartida, estão mais preocupados em passar informações e não a ensinar. “Para eles, o que interessa é o seu desempenho e não o aprendizado do aluno”, argumenta. Segundo o professor, educação é ensino mais aprendizado. O ensino é habilidade do professor. É uma ferramenta educacional. O aprendizado é completamente diferente. É o resultado do ensino. No Brasil a educação básica está concentrada na informação e não na habilidade de aprender, revela Böhm.

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