Hoje, o paciente é bem informado e sabe o que quer. A elevação do poder aquisitivo da população brasileira somado às informações transmitidas pelos veículos de comunicação de massa foram determinantes para a mudança de perfil da população brasileira em relação ao tratamento odontológico.
Esse novo perfil de paciente exige do cirurgião-dentista planejamento e análise de cada caso antes de iniciar o tratamento. É frequente tratamento restaurador e/ou protético após um tratamento periodontal. Não são mais aceitas sequelas deixadas pelos tratamentos odontológicos. Antes, eram comuns recessões gengivais (deslocamento da gengiva em direção a raiz) após o tratamento periodontal. O procedimento visa amenizar as sequelas, explica o professor Marcelo Giannini, da área de Dentística, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp.
Segundo ele, não são mais aceitos profissionais que não dão a devida atenção e não tratam adequadamente seus pacientes. É necessário que expliquem e proponham alternativas para o tratamento. Aceitar a evolução da odontologia, atualização constante, adquirir experiência no assunto, dominar as técnicas e materiais, se tornaram requisitos fundamentais para os profissionais da área odontológica se manter no mercado.
Clareamento dental, restaurações de resina composta (material restaurador da cor do dente), laminados cerâmicos para dentes anteriores (lâmina de cerâmica altamente estética que envolve a parte central e o topo dos dentes), restaurações tipo “onlays” de cerâmica para dentes posteriores e coroas totais cerâmicas para todos os tipos de tratamentos, são os tratamentos estéticos mais procurados no momento. Sem esquecer os implantes, é claro.
Só para se ter uma idéia dos resultados de um tratamento estético, ao lado fotos de dois casos clínicos, de antes e a finalização dos casos, realizados pelos cirurgiões-dentistas, Marcelo Giannini, Claudio Bragotto, Osvaldo Wodevotzky Jr e Valéria Ap. Pessati de Oliveira, de procedimentos estéticos.
Até mesmo os menos privilegiados economicamente podem pensar em tratamento estético. A FOP oferece, nos curso de especialização, tais como, Periodontia, Implantodontia, Prótese, Dentística, entre outros, grande volume de procedimentos estéticos. Alguns possuem custos – muito inferir em relação ao oferecido por empresas particulares, outros não possuem custo algum. Se os casos forem interessantes, os procedimentos podem ser executados gratuitamente. Os pacientes deverão ser encaminhados pelo CEO, posto de saúde do bairro ou dentista particular.
Já no serviço público municipal o tratamento estético é mais limitado, pois o objetivo dele é, principalmente, recuperar a saúde bucal. Dependendo do serviço, da qualidade dos profissionais e dos materiais disponíveis, pode-se ter um bom resultado estéticos, conta Giannini.
Para que o tratamento estético seja duradouro, são necessárias atitudes conscientes do paciente. Ele precisa saber da importância da boa higienização bucal, o que é doença periodontal e cárie, cuidar corretamente dos dentes, que inclui escovação de forma correta, e o controle placa bacteriana. Essas posturas garantem longevidade ao tratamento. O professor lembra que, antes de se pensar em realizar um tratamento estético, é necessário que os dentes estejam em condições de saúde.