O Lançamento do livro “Promoção da Saúde Oral: contributos para a organização e aplicação de normas…”, da editora Coisas de Ler, será realizada no dia 16 de outubro, no auditório da Fundação Dr. Antonio Cupertino de Miranda, em Portugal. A obra contou com a participação dos professores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, Bento Alves de Moraes e Antonio Carlos Pereira, além de vários outros autores brasileiros. Composto pelas áreas de psicologia, sociologia, antropologia, entre outras, o livro é voltado para organização e programas de intervenção e tem como uma das principais organizadoras, a professora Luisa Barros.
No início, a obra estará disponível para venda apenas em Portugal. “Mas já estamos trabalhando, para em breve, poder ser comercializada aqui no Brasil também”, disse Bento.
O professor participou escrevendo um capítulo que diz respeito às contribuições da psicologia para a promoção da saúde oral. O papel do comportamento como o principal fator no desenvolvimento da aplicação nos programas e nas medidas da avaliação da eficácia desses mesmos programas.
Já o capítulo escrito pelo professor Pereira teve origem na dissertação de mestrado defendida pela aluna Solange Fernandes da Silva na Universidade de Lisboa. Segundo a pesquisa, crianças que participaram do programa Nacional de Promoção de Saúde Oral apresentaram melhores indicadores de saúde oral em relação as que não participaram do programa.