Muitos não sabem o significado da palavra cutelaria. Apesar de o termo ser pouco utilizado, ele começa a aparecer com maior frequência, inclusive fora dos círculos especializados. É o caso de técnico agrícola com habilitação em zootecnia, Fábio Vinicius Borges Padilha, que há sete anos trabalha na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp e nas horas vagas se dedica a esta arte pouco conhecida. Cutelaria é a arte de fabricar instrumentos de corte como faca, facões e machados entre outros cuja origem vem da palavra “cutela” que se referiam as facas largas de cortar carne, esta que por sua vez teve origem do latim “cultellu” cujo significado é faquinha.
O gosto pela cutelaria surgiu por acaso quando começou a praticar tiro com arco e flecha onde conheceu um grande número de adeptos a arte de confeccionar facas e outros instrumentos de corte.
Hoje, ele se dedica ao esporte participando de competições da modalidade Field Animal Round. Modalidade de tiro com arco ao ar livre onde os alvos com fotos de animais se encontram em distancias e posições de tiro variadas dentro de um percurso pré estabelecido. A quadra da FOP é um dos locais preferidos para treinamento dele e outros arqueiros que compartilham do esporte e tem como principal interesse no esporte a concentração, disciplina e companheirismo. Pensando neste companheirismo e visando a difundir o esporte tem como objetivo ampliar a equipe abrindo as portas para que toda a comunidade possa ter acesso ao esporte.
Além da atividade de bioterista, ele também constrói e dá manutenção em aquários e logos artificiais. Habilidades que adquiriu nos três primeiros empregos em lojas especializadas em produtos para aquarismo.
Fábio mantém em sua casa vários animais entre eles, cachorro, peixe, passarinho, tartarugas e jabutis, um lago ornamental e um aquário, que ele mesmo construiu e faz manutenção. “O segredo para a montagem adequada do lago e aquário é no projeto e execução dimensionar um bom sistema de filtragem e impermeabilização, pois quanto melhor a filtragem, mais cristalina e de melhor qualidade será a água para a fauna e a flora que ali habitam”, explica. O lago tem como flora várias plantas aquáticas como papiros, ninféias, pinheirinho d’água e lírios e fauna composta principalmente por carpas ornamentais e visitada freqüentemente por aves e anfíbios que vem em busca de água. Já no aquário há várias espécies de peixes, tais como, oscar, dourado, pintado, acara severo, entre outros.