A professora Maria Beatriz Duarte Gavião, da área de Odontopediatria, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foi contemplada com o prêmio Zeferino Vaz – edição 2010. Ainda não foi estabelecida a data da solenidade de entrega do prêmio.
O prêmio reconhece o desempenho acadêmico excepcional, sendo concedido mediante avaliações dos relatórios docentes trienais. Cada unidade de ensino e pesquisa indica um premiado por ano. Os premiados são selecionados por especialistas externos à Unicamp, após várias etapas de exame.
“Agradeço a premiação e me sinto honrada por ser docente da UNICAMP a qual tem me proporcionado oportunidades de crescimento em minha vida acadêmica. Este prêmio serve de incentivo para a busca continuada da qualidade no exercício da docência e da pesquisa. Ele representa o reconhecimento acadêmico do Professor, onde as respectivas funções são avaliadas de forma comparativa. Sendo assim, é uma honra receber este prêmio, considerando a excelência dos docentes da FOP”, disse a professora.
Ela divide a distinção com seu grupo de pesquisa e agradece imensamente os meus alunos e colaboradores que têm se dedicado de forma competente para a realização de pesquisas de qualidade. “Agradeço também aos professores e funcionários do Departamento de Odontologia Infantil que dão apoio às minhas atividades”, conta Beatriz Gavião.
Maria Beatriz Duarte Gavião formou-se em Odontologia na PUC- Campinas (1977). É especialista em Odontopediatria pela FOP-UNICAMP (1986) e concluiu o Mestrado e Doutorado em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo em 1991 e 1995, respectivamente. Realizou estágio de Pós-doutoramento no Departamento de Fisiopatologia Oral da Faculdade de Medicina da Universidade de Utrech, Holanda (1999-200). Atualmente é Professora Titular no Departamento de Odontologia Infantil na FOP-UNICAMP e atua nos Programas de Pós-Graduação em Odontologia e Biologia Buco-Dental, ambos na FOP.