Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Um grupo de alunos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba e voluntaries, sob a coordenação da professora Dagmar de Paula Queluz, do departamento de Odontologia Social, estiveram na semana de 18 a 22 de outubro no Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (HFC). Na oportunidade, eles participaram da “16ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes”, a SIPAT 2010. Médicos, fisioterapeutas, dentistas, técnicos de segurança do trabalho e outros convidados realizaram palestras, dinâmicas e ações de orientação sobre segurança e promoção do bem estar dos colaboradores do hospital.

Também no último dia 30 de outubro, na Praça José Bonifácio em Piracicaba/SP, em comemoração ao “Dia da Saúde”, diversas atividades foram desenvolvidas sob a organização da Faculdade Anhanguera de Piracicaba, tais como: atividades educativas preventiva em saúde bucal, campanha de vacinação, teste de glicemia para identificação de diabetes, aferição de pressão arterial, IMC, avaliação nutricional, avaliação física e postural, massagens, relaxamento, avaliação respiratória, campanha anti-sedentarismo com aulas de alongamento, pilates, yoga; e várias orientações específicas nas diversas áreas de atuação da fisioterapia. A professora Dagmar e seus alunos e voluntários desenvolveram mesas clínicas ordenadas, numa sequência de apresentação na praça.

A enfermeira Ivone, responsável pela SIPAT do FHC, disse que “as pessoas que atuam na área saúde tem como finalidade cuidar dos outros, e muitas vezes esquecem de cuidar de si mesmos. Nesta semana procuraremos incentivar esse olhar de maiores cuidados para quem cuida”, afirma. “O segredo da prevenção é atenção. Juntos com dedicação teremos proteção,” esclarece Lucimara, do setor de Auditoria do HFC. A SIPAT é uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito aos acidentes do trabalho quanto às doenças ocupacionais. A professora Dagmar e seus alunos e voluntários desenvolveram palestras sobre promoção da saúde bucal e medicina periodontal, e mesas clínicas no HFC durante a SIPAT.

O grupo coordenado pela docente desenvolve ações sociais, como atividades de extensão comunitária em promoção da saúde em diferentes localidades em Piracicaba; com o propósito de troca mútua de conhecimentos e de experiências entre os acadêmicos participantes do projeto e as pessoas da comunidade atendida.

A oportunidade para promover a saúde no Brasil, explica Dagmar, é imensa. Em relação à saúde bucal, a promoção da saúde é um meio potencial de combate ao desconforto, dor e sofrimento associados às doenças bucais, tornando-se estratégia importante na redução do impacto que estas doenças têm na vida da população brasileira. Agora é o momento de nos prepararmos para o futuro, aplicando os conhecimen¬tos científicos disponíveis há tantas décadas na área de promoção da saúde bucal. Em assim fa¬zendo, estaremos garantindo qualidade de vida para os anos que os brasileiros já estão vivendo e irão viver a mais. Uma grande conquista, sem dúvida nenhuma, para nós cirurgiões-dentistas e para os profissionais de saúde em geral, mas, principalmente, uma linda e merecida conquista para a sociedade brasileira, que afinal merece, sim, ter maior longevidade, mas que esses anos a mais sejam vividos com dignidade e muita alegria.

Para a professora Dagmar promover saúde bucal é mais do que contar para o paciente que cárie pode ser prevenida através da utilização correta de produtos contendo flúor, da limpeza adequada dos dentes e da racionalização do consumo de açúcar. Promover saúde bucal é qualquer esforço planejado para construir políticas públicas de saúde saudáveis, criar ambientes que apóiem o esforço individual e comunitário de ser saudável, fortalecer a ação comunitária, desenvolver habilidades pessoais e/ou reorientar serviços de saúde voltados para a promoção da saúde.

Ir para o topo