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Conscientizar o aluno da necessidade de participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi o principal objetivo do programa “Conversando sobre a Graduação”, realizado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), na tarde de quarta-feira (10). O evento foi promovido pela Pró-reitoria de Graduação da Unicamp (PRG). “O estudante tem que ser conscientizado e trabalhar nesse sentido. Os coordenadores de cursos devem conversar com os estudantes e explicar que é preciso resolver a prova como se fosse um vestibular”, destacou a professora da Faculdade de Educação Márcia Regina Ferreira de Brito

Outro ponto importante lembrado pela docente diz respeito ao questionário de avaliação. É de extrema relevância responder corretamente o questionário, porque através dele serão feitas as correlações. Na palestra, os estudantes receberam informações de como foi pensada a prova e que as questões são formuladas de maneira diferente. Tem toda uma filosofia de exame. “Um exame nacional, abrangente como é, não trabalha a especificidade da instituição”, explica a docente.

A FOP tem trabalhado no sentido de obter uma boa participação de seus alunos no exame. A unidade criou uma disciplina extracurricular, cujo objetivo é revisar o conteúdo programático do primeiro ao quarto. “Os alunos puderam rever os conteúdos no quarto ano para ter uma melhor formação. Essa revisão acaba preparando melhor o estudante para ter um bom desempenho na prova do Enade. Nossa expectativa é boa”, assinala o coordenador de Graduação da FOP, Pablo Agustin Vargas.

A assessora da Pró-Reitoria de Graduação Carmen Zink disse que não é obrigatória a participação dos alunos da Unicamp no exame – entretanto desejável. Eles não deixarão de receber o diploma por ter participado ou não do Enade. O sistema Sinaes é composto pela avaliação da instituição, a avaliação do curso e a avaliação de desempenho do estudante. São três lugares que acabam sendo intercalados e que compõe uma nota. A Unicamp está participando dos três sistemas. Cabe aos alunos cumprir uma parte desse processo.

Enade é uma avaliação do ensino brasileiro que substitui desde 2004 o antigo Provão criado em 1996. Destina-se a avaliar o desempenho dos estudantes dos cursos de Graduação, em relação a conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso, suas habilidades para ajustamentos decorrentes da evolução do conhecimento e compreensão de temas ligados às realidades. O Enade é apenas uma parte do sistema de avaliação e tem como propósito avaliar todas as instituições de educação superior do Brasil tanto públicas quanto privadas. Embora seja limitada, como toda prova, permite que na instituição o progresso do estudante seja avaliado de maneira mais sistemática. Ele deve levar a instituição a olhar com mais cuidado as diretrizes curriculares nacionais e o projeto pedagógico do curso, revela Ferreira.

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