Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O lançamento do livro oficial do Congresso Internacional de Odontologia do Centenário da APCD aconteceu às 16 horas deste domingo (30), no Lounge do Centenário. A obra, repleta de ilustrações, conta um pouco da história da APCD em seus 100 anos de vida e reúne resumos de conferências e estudos dos mais atuantes pesquisadores em Odontologia no país. O livro foi coordenado pelo professor Antonio Wilson Sallum, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, com colaboração direta do professor Álvaro José Cicareli, que encabeça a Comissão Científica do congresso.

Estiveram presente á cerimônia as seguintes autoridades: o presidente da APCD, Adriano Albano Forghieri; o Presidente do Congresso, Silvio Cecchetto; Antonio Wilson Sallum, coordenador da Comissão Científica; Álvaro José Cicareli, autor do livro do Congresso e Paulo de Oliveira Bueno, diretor do Museu da APCD.

A APCD completa seu centenário no dia 4 de abril. O Congresso dá início ás comemorações. Por esse motivo, foram propostas algumas mudanças, assim como o local de realização do evento. O Expo Center Norte dá melhor condições aos congressistas e maior conforto, conta Forghieri, que classifica o Congresso como sucesso absoluto. Isso graças á excelente grade científica, na qual está inserido o que tem de melhor em palestrantes internacionais e não deixa nada a desejar ao resto do mundo, disse.

“Esse momento em que está vivendo a APCD, comemoração de seu centenário, representa uma condição bastante importante na participação da odontologia brasileira. Nós temos um evento onde a nata da odontologia está participando”, disse Sallum. Os temas selecionados refletem as principais tendências entre a comunidade científica odontológica internacional, mostrando o lugar de destaque que o Brasil ocupa na área. O livro custa R$ 60,00 para sócios da APCD e R$100,00 para não-sócios.

Sallum falou ainda do prazer em ter sido escolhido para coordenar a área científica do Congresso. “Fico feliz de poder ter o nome gravado junto com um grupo de professores de altíssimo nível”, conta.

O Brasil é um país altamente produtivo na área científica odontológica. Está entre os 4 que mais produz pesquisa na área no mundo. “A Unicamp faz parte de uma porção muito expressiva desse número”, revela o coordenador do livro. A FOP participa de forma expressiva do evento, tanto como autor, assim como palestrante. Um quarto do corpo docente da FOP está participando de uma forma efetiva. 10% dos palestrantes do Congresso são da FOP. Cerca de trinta pós-graduandos estão auxiliando os docentes. Além daqueles que participam de temas livres e fóruns clínicos.

Ir para o topo