Nada melhor do que retratar a história dessa Associação do que através das peças do Imosp – Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo – Museu da APCD. Foi dado o ponta pé inicial das comemorações de seu centenário. Uma parte da exposição do Museu foi levada ao estande da APCD e vista por mais de cem pessoas por dia. Ao longo do ano serão desenvolvidas mais algumas ações que já estão planejadas para comemorar a data. “Considerado um dos melhores da América, com mais de 12 mil peças, é o único museu odontológico brasileiro inscrito nos ministérios da Educação e da Cultura”, disse o diretor do Museu Paulo de Oliveira Bueno. O museu fica na rua voluntários da Pátria, 547, 1o andar, São Paulo.
Entre as peças expostas no estande, estava um consultório ambulante utilizado por cirurgiões-dentistas, a maioria práticos, no século XIX. Foi a sensação do Museu da Odontologia. Outra atração concorrida foi um miniconsultório de 1985, única miniatura com movimentos reais do mundo, produzida por Felisberto Migliano. O espaço também exibe escovas de dentes com cerdas de porco, dentadura de madeira da China de 1500 e até mesmo uma réplica de prótese fixa feita pelos etruscos no século IV AC.
Histórico – em 1956, a Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas (APCD) criou o Museu Odontológico. Mas, apesar das tentativas de reativá-lo em 1978 e novamente em 1985, condições adversas impediram sua evolução. Dr. Elias Rosenthal, em 15 de novembro de 1986, como presidente da APCD – Distrital Pinheiros, fundou o Museu de Odontologia de São Paulo (Mosp), indicando para seu primeiro diretor Dr. Arlindo Marques. Por indicação do Dr. Reynaldo Todescan, presidente da APCD Central, o MOSP passou a atuar na sede principal, à Rua Humaitá, 389.
Com muita visão, o Dr. Raphael Baldacci Filho, em 04 de abril de 1988, transformou o MOSP em entidade jurídica autônoma, com o nome de Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo – IMOSP.
Assim, no dia 20 de julho de 1988, foi registrado no Ministério da Fazenda, com inscrições do CPF nº. 352.279.828-72, e em 28 de agosto de 1988, sob o nº. 35.006.056/88-10, inscrito no Ministério Cultural, como entidade sem fins lucrativos e de natureza cultural.
Com a mudança de APCD Central em abril de 1993 para a Praça Campo de Bagatelle, o museu também a acompanhou. Com a inauguração do prédio principal na Rua Voluntários da Pátria, 547, em 2001, teve a passagem definitiva para o mesmo prédio, em 27 de Setembro 2002.
Em abril de 2003, o IMOSP foi denominado Dr. Elias Rosenthal em homenagem póstuma ao seu fundador.
O IMOSP é hoje um centro de estudos, pesquisa e difusão cultural.