Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O professor Frederick A Rueggeberg, diretor da Área de Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia do Medical College of Georgia – Augusta – USA, ministrará a palestra “Fontes de luz usadas para polimerização de Resinas Compostas: Energia gerada pela Luz Azul e Ultra-Violeta” no próximo dia 23, às 18 horas, no anfiteatro 2, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. No dia 24, também às 18 horas e no mesmo local, o tema discutido será sobre “ Elementos essenciais para o sucesso na escrita de um artigo científico”.

Segundo o professor Rueggeberg , no primeiro curso será discutido sobre a influência do calor emitido pelas lâmpadas fotoativadoras na temperatura intrapulpar. “Vamos mostrar quais as melhores maneiras do cirurgião-dentista conseguir emissão de luz eficiente na polimerização das resinas compostas”, disse. O presente e o futuro das fontes de luz ativadoras em odontologia. Este curso é destinado aos alunos dos Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Profissionais da Área. Já a palestra do dia 24, o professor falará sobre os principais erros cometidos pelos pesquisadores durante a escrita de um artigo científico e como redigir de forma simples e correta na língua inglesa. Essa palestra é voltada aos pós-graduandos e professores.

O docente, considerado a maior autoridade no mundo no que diz respeito à fonte de luz fotoativadora e polimerização de resina composta, veio a convite do professor da FOP e Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa, Mário Fernando de Góes, atendendo ao edital da Pro- Reitoria de Pesquisa (PRP) destinado a professores visitantes. O Dr. Rueggeberg permanecerá na FOP durante o mês de fevereiro. No período está desenvolvendo projeto de pesquisa relacionado à mensuração da temperatura na parede de canal radicular no momento da cimentação de pinos intra-radiculares. Já interagiu com os alunos do Curso de Pós-Graduação em Materiais Dentários para mostrar na prática os fatores humanos que afetam a quantidade de energia emitida por fontes fotoativadoras durante a confecção de restaurações Classe I e Classe V. Os resultados serão mostrados durante a primeira palestra. Também está relacionando estes fatores com as propriedades físicas das resinas compostas. Todas estas ações estão sendo mostradas e executadas com metodologias desenvolvidas por ele no Medical College of Georgia e que agora está sendo implementada no laboratório de Materiais Dentários.

Os alunos do Curso de Pós-Graduação em Materiais Dentários e das demais Áreas relacionadas poderão usufruir das metodologias e conhecimento produzido no período de permanência do Prof. Rueggeberg na FOP e gerar projetos futuros. De acordo com o professor Mário de Góes, a vinda do professor vai ao encontro do objetivo da universidade em consolidar a internacionalização dos Cursos de Pós-Graduação.

Ir para o topo