Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Fluido lubrificante, digestão, paladar, excreção, remineralizante, ação antibacteriana. Essas são algumas das funções e propriedades da saliva, a qual possui papel fundamental na manutenção da saúde bucal. Ela também auxilia no processo de equilíbrio da população microbiana presente na boca e na manutenção da integridade da estrutura mineral dos dentes. A goma de mascar é um aliado importante na produção de saliva, na redução do mau hálito, limpeza e no aumento do pH do biofilme dental, conta o professor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, Jaime Aparecido Cury. Ele é categórico em dizer que a goma de mascar, a qual se refere é a que não contém açúcar. Caso contrário, a probabilidade de se ter cárie dentária é grande.

Saliva é a secreção glandular que banha a cavidade bucal e é formada pelos produtos de três pares de glândulas salivares maiores: parótidas, submandibulares e sublinguais.

O assunto foi abordado no livro do centenário da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, co-autorado pelas professoras Livia Tenuta e Cinthia Tabchoury da área de Bioquímica da FOP-UNICAMP. No artigo, o docente alerta para a necessidade dos cirurgiões-dentistas e médicos abordarem o assunto com os pacientes com mais freqüência. “Negligenciada pelos dentistas e ignorada pelos médicos, a saliva é o menos conhecido e menos valorizado de todos os fluídos do organismo humano, embora tenha um papel fundamental na manutenção da saúde bucal”, disse. Infelizmente, sua importância só é percebida quando da sua ausência total. Como exemplo, Cury aponta os casos de cárie severa pós-radioterapia, que se instala em espaço curto de tempo.

Embora Cury não recomende a utilização de goma de mascar como hábito, esse produto estimula o fluxo salivar e melhora a qualidade da saliva em termos de suas propriedades protetoras. “O fluxo salivar normal da saliva não estimulada é de 0,3-0,4 mL/min e as gomas de mascar funcionam como um estimulante mecânico e gustatório, causando um grande aumento (10x) no fluxo salivar nos primeiros minutos após o início da mastigação da goma”, disse o Cury. Ele acrescentou ainda que mesmo após os 20 minutos, o fluxo salivar ainda permanece estimulado, conta.

O maior aumento do fluxo salivar ocorre nos primeiros minutos do início da mastigação. Esse aumento é devido aos estímulo químico provocado pelos adoçantes, flavorizantes ou ao próprio açúcar das gomas, revela. Com a liberação dessas sustâncias, o estímulo vai reduzindo. Após 10 minutos, o aumento de fluxo é provocado pela estimulação mecânica – atrito da goma base com receptores espalhados pela cavidade bucal.

Jaime Cury também comentou que a goma de mascar é eficaz na redução da halitose (mau hálito), principalmente aquela de fundo emocional. A saliva estimulada pela goma é capaz de reduzir significativamente por 3 h a concentração de compostos sulfurados voláteis do ar bucal, melhorando a halitose do usuário . O professor acredita que o fato esteja relacionado com a eliminação mecânica dos substratos utilizados para a produção de compostos sulfurados pelas bactérias, como células descamadas.

O professor também comentou que a eficácia anticárie goma de mascar sem açúcar deve ser atribuída a ação dela nos 3 fatores implicados cárie dentária, isto é com as bactérias bucais, com o efeito do açúcar da dieta e com as propriedades dos dentes. Assim, se simultaneamente houver uma diminuição da virulência bacteriana, uma redução do efeito do açúcar e um aumento da proteção aos dentes, o impacto final no desenvolvimento de cárie será menor. Entre esses efeitos o mais importante é a propriedade da saliva estimulada em ativar a reparação (remineralização) de lesões de cárie do esmalte dentário.

Ir para o topo