A Polícia Militar de Piracicaba promoveu no feriado de 1º de maio a Jornada da Cidadania, no bairro Santo Antônio, em Piracicaba. Das 9h às 17h, foi oferecida a toda a comunidade do bairro serviços como orientação em saúde bucal – oferecido pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), orientação sobre alimentação, sobre como expedir documentos, medição de pressão arterial, além de distribuição de cachorro-quente para as crianças e apresentação de peças de teatro, dança e outras atividades de lazer e recreação. As atividades foram todas gratuitas. Vários colaboradores participaram do evento: FOP, ESALQ, UNIMEP, SEST/SENAT, Justiça Eleitoral, Instituto Embeleze, COMA entre outros.
Prestação de serviços à comunidade (saúde bucal entre outras) promove a aproximação da Polícia Militar de seu público com consequente melhoria da imagem. A Polícia Militar tem desenvolvido no interior do estado de São Paulo, através de seus vários órgãos, uma série de atividades sociais visando o auxílio à população.
Com o objetivo de alertar a população sobre a importância da saúde bucal, a FOP tem estado presente nas diferentes atividades voltadas ao desenvolvimento do sentimento de cidadania e de participação comunitária para as comunidades do Jardim Vitória e Jardim Santo Antonio. A professora Dagmar de Paula Queluz, do Departamento de Odontologia Social, junto com seus bolsistas (UNICAMP, PICJr) e voluntários, desenvolveu atividades educativa preventiva para promoção da saúde bucal como: mesas clínicas, painéis e vídeos/palestras, escovódromo com evidenciação de placa e fornecimento de escova e pasta dental, entre outras atividades.
“Tais atividades desperta e motiva o interesse da população pelos cuidados com a higiene bucal. Para se garantir o sucesso de programas educativo preventivo em saúde bucal, deve-se trabalhar no sentido de que o método chegue, de fato, a um grande número de pessoas”, destaca a professora.