A professora Juliana Trindade Clemente Napimoga iniciou suas atividades como docente na área Fisiologia e Biofísica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp em janeiro deste ano. Ela veio por meio do processo de permuta, da professora Cláudia Herrera Tambeli, com o Instituto de Biologia da Unicamp. Napimoga realizou o mestrado e doutorado na FOP, com orientação da professora Cláudia. “É gratificante fazer parte do quadro de docentes dessa Faculdade”, disse.
Sua linha de pesquisa esta voltada à investigação de doenças sistêmicas, tais como artrite reumatóide e diabetes, nas condições dolorosas e inflamatórias das estruturas bucais. Estas patologias possuem grande prevalência na população, entretanto, são pouco estudadas na área odontológica, disse.
Ao mesmo tempo, a docente também vem trabalhando em colaboração com outros laboratórios na busca de novas perspectivas terapêuticas para a odontologia. Os estudos estão voltados para o desenvolvimento de novos fármacos através de novos sistemas de transporte de drogas com o objetivo de realizar tratamentos em áreas cada vez mais específicas, o que implica em menor custo, além de reduzir os efeitos colaterais para o paciente.
“Nós estamos conseguindo desenvolver novos fármacos com grande potencial analgésico e anti-inflamatório que atuam estritamente na área lesada. Dessa forma, foi possível reduzir consideravelmente a dose dos medicamentos, potencializar seus efeitos e eliminar os efeitos colaterais ”, conta.
A professora possui graduação em Odontologia pela Universidade de Uberaba (2001), mestrado em Odontologia com área de concentração em Fisiologia Oral pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Odontologia com área de concentração em Fisiologia Oral pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Iniciou sua carreira docente na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP – 2005-2006) e na Universidade de Uberaba (2006-2010), onde participou como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia.
Em 2010, assumiu o cargo de Professora-Doutora no Departamento de Anatomia, Biologia Celular e Fisiologia na área de Neurofisiologia e Biofísica do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-UNICAMP) e atualmente é Professora-Doutora do Departamento de Ciências Fisiológicas na área de Fisiologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Oral, atuando principalmente nos seguintes temas: Dor Orofacial, Dimorfismo Sexual nos Processos de Dor e Analgesia Opióide e Mecanismos biológicos da 15d-PGJ2.