Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp firmou parceria com a Secretaria de Saúde de Piracicaba com o objetivo de prestar atendimento odontológico às crianças com alta prevalência de cárie dentária. O Brasil integra o grupo de países com baixa prevalência de cárie dentária. Entretanto, existe um seguimento da população que apresenta alto risco de cárie e continua desenvolvendo a doença. É necessário, para esse grupo, dispensar uma atenção diferenciada.

Os alunos do sétimo e oitavo período do curso de graduação também serão beneficiados, porque exercerão atividades com pacientes com perfis que não são comumente encontrados na clínica da Faculdade. “Dessa forma, o projeto contribuirá para o melhoramento do processo ensino/aprendizado dos alunos”, disse a coordenadora associada da Clínica de Graduação da FOP, professora Marinês Nobre dos Santos Uchôa. Após o término do tratamento, as crianças receberão acompanhamento, acrescentou a professora Marinês.

O atendimento teve início na tarde dessa sexta-feira (29), na Clinica de Graduação. Cerca de trinta crianças, com idade entre 6 e oito anos, de escolas da rede pública de ensino da periferia de Piracicaba receberam atendimento integral, inclusive ortodôntico. Os profissionais da Secretaria de Educação foram até as escolas, fizeram uma pré-triagem e selecionaram os pacientes com maior prevalência de cárie, revela o coordenador da Clínica, professor Roberto Marcondes Martins.

O transporte das crianças, até a Faculdade, acompanhadas por uma professora, é de responsabilidade da Secretaria de Saúde. Lá, elas permanecem durante toda à tarde. Após os procedimentos, elas lancham e retornam às escolas.

Ir para o topo