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Foi aprovado o catalogo do curso de graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp 2012, ano que o currículo de graduação da unidade passará de 4 para cinco anos. As adequações físicas para abrigar mais 80 alunos foi o foco principal das discussões, no dia de avaliação do curso de graduação, realizada na terça-feira (10). O diretor, professor Jacks Jorge Junior, deu abertura ao evento. A atividade foi promovida, concomitantemente, em todas as unidades da Unicamp. A Coordenadoria de Graduação da FOP promoveu uma série de palestras envolvendo docentes e alunos.

De acordo com o coordenador do curso, professor Pablo Agustin Vargas, a mudança tornará o currículo muito mais agradável e interessante para o aluno. Os investimentos deverão se concentrar, principalmente, na construção de um novo anfiteatro, um laboratório de Pré-Clínica e na expansão da Clínica de Graduação. “Poderemos fazer uma readequação da clínica e ampliar o número de equipos”, adiantou.

Pablo disse que a população de Piracicaba e região também será beneficiada, porque aumentará o número de atendimentos. O quadro de alunos, que hoje é formado por cerca de 320, passará para no mínimo 400.

No período da tarde, foi realizada uma oficina, onde os docentes discutiram sobre as readequações físicas. Alguns deram sugestões sobre como poderá ser utilizado o atual laboratório de Pré-Clinica já que será desativado após a construção de um novo. O local poderá ser utilizado como laboratório multiusuário, de pesquisa ou anfiteatro. A sala, que possui 900m2, poderia ser dividida em duas áreas distintas de 450m2.

Outra idéia, o local também poderá ser reaproveitado para abrigar o laboratório de realidade virtual. Estuda-se a possibilidade de adquirir seis equipamentos, no valor de 130 mil reais cada, onde o aluno possa treinar os procedimentos. Trata-se de um equipamento onde os discentes poderão simular os procedimentos odontológicos, antes de atender o paciente na clínica de graduação. Entre as opções que aparelho oferece, possibilita o treinamento de abertura cavitária, como se fosse um vídeo game, explica Pablo. “O aluno olha para a telinha, vê a imagem da arcada dentária, manuseia a caneta de alta rotação, e tem a sensação, mesmo sem ter contato como dente de plástico, de que está realizando o procedimento”, disse. Com isso, o aluno poderá repetir a atividade várias vezes sem perda de material.

Os docentes participaram de uma oficina com a professora Edilene Ropoli, que faz parte do grupo gestor de tecnologia educacionais da Unicamp, que tem que tem como objetivo apoiar o uso de tecnologia aplicada à educação na universidade.

“A oficina tem como intenção dar uma visão geral dos recursos que a universidade oferece para os docentes. Entre esses recursos, estão os ambientes virtuais de aprendizagem Teleduc – é um ambiente de ensino a distância, que permite a realização de cursos via internet – e ensino aberto”, disse a palestrante. Segundo ela, a Unicamp oferece para os docentes o gerenciador de conteúdo do CW e servidor de vídeo, além da câmera web. Na opinião da professora, das ferramentas disponíveis, os professores da Unicamp têm utilizado com mais frequência o ensino aberto, que é uma plataforma que disponibiliza toda as áreas para os docentes com seus respectivos alunos. Sempre no inicio do semestre, é aberto automaticamente uma área para cada disciplina turma e feita a carga dos docentes e dos alunos.

Já, os discentes participaram de atividades, na qual a cirurgião-dentista Silvia Paparoto Lopes apresentou os objetivos da APCD e falou das ações promovidas pela entidade e os benefícios, inclusive seguro de responsabilidade civil, que, segundo ela, é muito importante para os profissionais , depois que se formam. A presidente da associação de classe, Sandra Aparecida Barroso Furlan, abordou assuntos referente ao sindicato de odontologia. A Colgate proferiu uma palestra, na qual mostrou a utilidade da empresa para os alunos.

Pablo aproveitou a oportunidade para apresentar relatório de atividades da coordenadoria no ano de 2010 e 2011. Entre elas, consta a chegada de 8 alunos do exterior, vindo por meio do intercâmbio internacional; o desenvolvendo do software para submissão online de TCC para o segundo semestre de 2011; a parceria com a prefeitura que prevê atendimento de crianças com alta prevalência de cárie e perfil de pulpectomia e cerca de 400 mil reais adquiridos por meio de editais – linha de ensino.

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