Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Haruinder Sandhu, Amit Pankhania e Marty Oppal, alunos de graduação da Faculdade de Odontologia de Sheffield, Inglaterra, realizaram estágios com duração de uma semana no Orocentro, na Clínica de Graduação e no Centro Cirúrgico, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. Os alunos foram oficialmente matriculados na disciplina “Tópicos especiais para estudantes de intercâmbio”, sob a coordenação do professor Pablo Agustin Vargas.

O programa de graduação daquele país exige que os alunos realizem três meses de estágio em consultórios particulares e 2 semanas em outras faculdades selecionadas. Após o estágio na FOP, eles iniciarão outro estágio em clínica particular na cidade de São Paulo, especializada em implantes, pelo período de uma semana. As despesas da viagem ficaram sob responsabilidade dos próprios alunos.

Os estudantes adquiriram experiência e vislumbraram uma realidade diferente. Comentaram que na Inglaterra, o curso de Odontologia forma profissionais para trabalhar na rede pública. Já no Brasil, o objetivo principal é formar profissionais para trabalhar tanto na rede pública como em consultórios, e por isso os estudantes brasileiros adquirem conhecimento específico em diversas especialidades na área odontológica. Além disso, chamou atenção dos estudantes ingleses a possibilidade dos graduandos brasileiros terem contato direto com a pesquisa, e a cordialidade dos brasileiros na relação paciente-aluno. “Nosso relacionamento com os pacientes é mais formal”, contam.

Outro ponto que os estudantes destacaram é o fato dos alunos brasileiros de universidades públicas precisarem arcar com os custos dos instrumentais odontológicos e não pagarem mensalidade. Na Inglaterra é diferente, embora a instituição seja pública, os alunos são obrigados a pagar cerca de 8 mil reais por ano, mas a faculdade fornece os instrumentais.

Levarão em sua bagagem para a Inglaterra, o conhecimento e a experiência que adquiriram com o estágio no Brasil, como por exemplo, o clareamento dental e outros tratamentos estéticos, conteúdos não ministrado na graduação na Inglaterra, pois o governo não financia esse tipo de tratamento para a população.

Ir para o topo