Acaba de ser concluída a segunda etapa da construção do Centro Clínico Multidisciplinar, na qual envolveu fechamento, colocação de caixilhos, vidro e cobertura. Com o término dessa fase, explica o Coordenador do Campus Anderson Laerte Teixeira, metade da obra proposta inicialmente foi concluída. Os próximos passos serão a colocação do contra piso, a parte hidráulica e a elétrica.
A conclusão desta fase facilita a obtenção de aportes financeiros para a conclusão do prédio. O Ministério da Saúde já sinalizou com a possibilidade de disponibilizar recursos para aquisição dos equipamentos, conta Anderson. A obra, executada pela empresa Pollo Engenharia, de Piracicaba, possuía prazo estimado de conclusão para janeiro deste ano, prazo este que foi extendido, devido às chuvas.
O diretor, professor Jacks Jorge Junior, disse que a parte de alvenaria está bastante adiantada. Essa etapa teve como finalidade proteger toda estrutura do prédio da exposição aos elementos. “Nesse momento não temos o capital necessário para terminar a construção do prédio como um todo. A estratégia é dividir a parte final da construção em etapas. Estamos avaliando, junto à Coordenadoria do Campus e a Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) da UNICAMP, o custo das sub-etapas”, disse. Serão trabalhadas duas frentes para obtenção de verbas: a primeira junto à administração central da Unicamp, parte da estratégia de melhorias do campus da FOP, que inclui outras obras e ajustes em diversos setores da FOP. A segunda estratégia é apresentar o projeto a outros setores públicos, estaduais e federais, para que a obra não fique dependente exclusivamente da verba da Unicamp, disse Jacks.
O Centro Clínico realizará atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio do atendimento à população, incluindo crianças e idosos, foco de atenção diferenciada em vários setores clínicos da FOP. O atendimento à comunidade de Piracicaba e região deverá ser ampliado em cerca de 40%.