Durante o V Congresso Interdisciplinar de Dor da USP, no Hospital das Clínicas, foi lançado, pela Editora Artes Médicas, o livro “Dores Orofaciais Diagnóstico e Tratamento”, que conta com a colaboração do Professor Fausto Bérzin e da ex-aluna de pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp Graça Bérzin. Eles escreveram um capítulo cada.
Esta obra destaca-se na área como o livro de maior relevância, atendendo às necessidades da prática médica e odontológica. Com embasamento científico aprofundado, discute todas as naturezas de dor orofacial, assim como os cruzamentos entre elas: cefaléias, distúrbios do sono e zumbido, queimação bucal, dor de dente, dores de origem neuropática, dores pós-cirúrgica, dor por infecção, tumor ou doenças sistêmicas, além das disfunções temporomandibulares. Também é consulta imprescindível para o profissional que busca compreender a relação entre dor e funcionamento cerebral.
De acordo com o professor Bérzin, a obra Vai além ao falar de reabilitação e qualidade de vida na dor crônica, bem como a relação das dores orofaciais com a saúde mental.
Por fim, apresenta um histórico do tratamento da dor orofacial no Brasil e no mundo, conhecimento este essencial a qualquer profissional que pretende atuar nessa complexa área da dor orofacial.