Evento debate a evolução da pesquisa científica e a importância da comunicação, no encerramento do ciclo de palestra, realizado no dia 28 de junho, proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. A atividade atendeu o objetivo, afirma a coordenadora do evento, professora Cinthia Pereira Machado Tabchoury. “Tivemos como propósito trazer novas idéias e assuntos para serem discutidos. Tudo isso em termos de ciência e pesquisa, tendo como objetivo principal a continuação do curso e sua evolução. Pessoas ligadas à ciência e a pesquisa deram sua contribuição apresentando assuntos novos e colocando em discussão temas de interesse geral”, disse.
O professor Gilson Volpato mostrou o caminho que deve ser percorrido para obter êxito na publicação de um artigo científico. Segundo ele, antigamente era necessário publicar em quatro idiomas para que o trabalho tivesse visibilidade no mundo. Hoje, publicando em uma revista eletrônica o trabalho pode ser consultado em qualquer lugar do mundo. Daí a importância da comunicação. Para dar mais visibilidade, já têm revistas científicas que estão apostando em um formato mais interativo. Ao invés de disponibilizar o resumo no início do trabalho, produz um vídeo, de 1 a 4 minutos, em que o autor apresenta seu estudo.
Além da comunicação, a qualidade do trabalho tem sido ponto primordial para publicar fora do país. “Para ter qualidade, temos que formar bons cientistas. O Brasil cresceu muito em número. Entretanto, os números não refletem a qualidade. Os trabalhos brasileiros são pouco citados lá fora”, disse o pesquisador, e acrescentou “não dá para pegar um grupo de pessoas e treinar para produzir artigos, sendo que ele é uma consequência da ciência feita. Ainda há muitos erros metodológicos”, disse. É preciso formar cientistas e a pós-graduação não está cumprindo esta tarefa adequadamente. Ela está formando técnicos especializados.
As mudanças conceituais na elaboração do artigo científico foi outro ponto abordado pelo professor. Os artigos precisam ser encontrados, vistosos e sólidos. A revista tem como objetivo melhorar esse processo. Isso nem sempre ocorre, porque o veículo está em um nível mais elevado que o pesquisador. Nesse caso, é preciso melhorar o trabalho e apresentá-lo novamente.