A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp recebeu, na manhã de quarta-feira, dia 6, a visita de uma comitiva da Unicamp. O grupo, formado pelo Reitor, o Professor Fernando Ferreira Costa, pelo Coordenador Geral da Unicamp, o Professor Edgar Salvadori De Decca, além do chefe de gabinete, o Professor José Ranali e o Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, o Professor Paulo Eduardo Moreira da Silva, foi recepcionado pelo diretor da FOP, Jacks Jorge Junior. Eles participaram de reunião com o Diretor Associado, Professor Alexandre Augusto Zaia e com os coordenadores de Graduação, de Pós-Graduação e de Extensão, respectivamente os Professores Pablo Agustin Vargas, Renata Cunha Matheus Garcia e Frederico Andrade e Silva, além do coordenador do campus, Anderson Laerte Teixeira. O encontro teve como objetivo apresentar as necessidades estruturais da FOP, considerando-se as perspectivas de curto, médio e longo prazo.
A passagem do sistema de quatro para cinco anos do curso de graduação, a partir de 2012, foi o principal motivador da reunião. “Essa mudança vai gerar demandas que não podem ser acomodadas na atual estrutura da FOP, principalmente na questão do espaço físico – Clínica de Graduação, Pré-Clínica e Anfiteatros”, explica Jacks.
As solicitações tomaram como base três momentos da unidade: o que acontecia na faculdade no final da década de 70, quando o atual prédio foi terminado, o que é acontece hoje e o que se estima para 2015, quando estará em pleno vigor o curso de 5 anos.
Segundo Jacks, a FOP pelo atual nível de utilização, bastante intenso, já determina a necessidade de ampla readequação do espaço físico. Em 2015, quando a instituição passará a contar com 400 alunos no curso de graduação, a atual infra-estrutura será insuficiente para o desenvolvimento de todas as atividades.
O encontro serviu também para confirmar o compromisso de liberação de recursos que serão utilizados para a construção da segunda ala do prédio administrativo. Um valor de mais de 500 mil reais já havia sido liberado em maio, mas este recurso não seria suficiente para a finalização da obra. Esta obra será um grande avanço, acredita. O edital deve ser realizado no segundo semestre deste ano e o início das obras está previsto para o início de 2012.
Foram discutidas também, na oportunidade, questões relativas ao Centro Clínico. O desafio é grande, disse Jacks. Ele estima que para a realização das principais obras pretendidas e necessárias para a FOP hoje, o que inclui o Centro Clínico, novos prédios para a Pré-Clínica, para a Clínica Odontológica e anfiteatros, seria necessário um valor próximo de 25 milhões de reais. “Obviamente não será possível obter todo este valor em uma única dotação. Serão trabalhadas prioridades e fontes diversas de recursos. O objetivo é tentar obter verba suficiente para fazer não só essas obras, consideradas principais, mas também ajustes em estruturas menores, porém também importantes”, afirma o diretor. Ele se refere às readequações no refeitório, no almoxarifado, entre outras áreas do campus.
As obras planejadas fazem parte do planejamento estratégico da FOP. Embora seja mais amplo, esse processo de obtenção de recursos para a readequação do espaço para a mudança do curso para 5 anos já está sendo pensado em termos de resultados futuros. Ou seja, ao obter aportes para investimento nas áreas já citadas acima, haverá liberação de área física, as quais serão ajustadas para novas funções, num efeito cascata em termos de ganho de espaço para a pesquisa. Na medida em que há ampliação também deve haver a reordenação do uso da área física já existente. Essa lógica será aplicada também na construção da segunda ala do prédio administrativo, que abrigará toda a área administrativa que, hoje, está no prédio principal. Com isso, serão abertos novos espaços, estima Jacks.
O plano diretor deve ser um norteador do crescimento da FOP. Por isso, vai além da resolução de problemas pontuais, o que está sendo feito hoje, ele deve ser amplamente debatido por toda a faculdade, com o envolvimento de toda a comunidade nessa questão, o que deve acontecer em breve.