A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp recebeu a visita da professora Maria Auxiliadora Córdova Chirstófaro, do departamento de Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, na manhã de quarta-feira (3), na sala de Congregação. Ela participou de uma reunião com o diretor, Jacks Jorge Junior; com o coordenador de graduação, Pablo Agustin Vargas; com o coordenador do Pró-Saúde, Marcelo de Castro Meneghim; com a coordenadora de Saúde Bucal do Município, Dirce Valério, além de outros docentes, alunos e representantes das Unidades Básicas de Saúde. O encontro teve como objetivo a realização de uma revisão estratégica e apresentação de propostas visando facilitar a aplicação do projeto. No período da tarde, a professora visitou as UBSs para avaliar a aplicação dos recursos do Pró-Saúde.
A manutenção de aporte financeiro por parte do governo federal para sustentar a indução do projeto Pró-Saúde, está entre as principais reivindicações apresentadas. A ampliação ou modificação do estatuto do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), que disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde -, visando facilitar a participação da FOP no programa, foi outro ponto bastante discutido. O distanciamento físico, com a própria Unicamp, limita sobremaneira a participação da FOP no projeto, uma vez que deve ser apresentado juntamente com o curso de medicina.
“Esse programa traz um recurso importante não só financeiro como para o ensino de graduação da escola. Daí que entra os diferentes ministérios, como o da Educação, da Ciência e da Tecnologia, para que promovam esse tipo de aporte e a facilidade de aplicação. Isso é importante tanto para deslocarmos o aluno como serve de apoio nos próprios laboratórios de graduação”, explica Meneghim.
A professora Maria Auxiliadora fez uma análise positiva do Pró-Saúde. Num primeiro momento, o programa expressa muito o potencial indutor em relação à odontologia, quando estava restrito a um determinado número de professores e disciplinas. Isso já expande muito na segunda etapa, inclusive amplia e consolida a relação com a secretaria e com o município. “Na segunda fase, já estava claro que essa consolidação seria efetiva, até pela abertura de concurso onde a escola, com seus alunos, com a relação com a secretaria foi preponderante na definição da importância de abertura de vagas para dentistas na rede básica”, disse. Para ela, o Pró-Saúde teve um avanço claro, efetivo e é presente a articulação da escola com a rede de serviços da Secretaria Municipal de Piracicaba, especificamente na área de atenção à saúde bucal. “Agora deve aumentar quanti/qualitativamente a presença do aluno junto as equipes de atenção básica”, avaliou.
O aluno do 4o ano Marcelo Carneiro da Silva revela que o programa possibilitou conhecer melhor a rotina de trabalho do profissional de odontologia no serviço público: o tipo de cliente, a divisão de trabalho e a integração com outras áreas. “O ganho maior que temos é essa interação, a possibilidade de treinar essas competências de interação na graduação e já sair com essa experiência”, conta.