Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Prof. Morano diretor Jacks.
Prof. Morano ladeado por sua sobrinha e o diretor Jacks.

Miguel Morano Junior, professor colaborador da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, recebeu na noite de segunda-feira (1/8) o título de cidadão piracicabano. A solenidade de entrega da honraria foi realizada no Salão Nobre Helly de Campos Melges, da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Entre as autoridades presentes estiveram o autor da proposta, o vereador Bruno Prata, o diretor da FOP, Jacks Jorge Junior, além dos demais vereadores da casa, professores, alunos, funcionários e familiares.

“Tenho uma filosofia na minha vida: sigo os passos do fundador dessa Faculdade (professor Carlos Henrique Robertson Liberalli), com o qual tive a oportunidade de conviver. Ele dizia: quem cumpre com a sua obrigação não merece ser homenageado. Fazendo as coisas com dignidade e amor é possível atingir várias gerações. É isso que está acontecendo comigo hoje”, disse. Morano.

Ele faz questão de compartilhar o momento com todas as pessoas que o ajudaram no desenvolvimento das atividades direcionadas à comunidade. Esse reconhecimento aumenta sua responsabilidade cada vez mais. “É uma injeção de animo. Tenho um foco principal, que é promoção do ser humano”, revela.

Sua atuação frente ao Pic Jr., na FOP, foi o principal motivador da homenagem, além, é claro, dos projetos sociais que o docente desenvolve na comunidade.

Em fevereiro de 2012 faz 50 anos que o paulistano, Miguel Morano Junior, de 73 anos, chegou a Piracicaba. Desde então, tem trabalhado em prol da promoção da pessoa humana. “Piracicaba me acolheu há quase 50 anos atrás. Passei praticamente quase toda minha vida nessa cidade e já me sinto parte dela”, avalia.

Miguel Morano Junior, nascido no dia 3 de novembro de 1938, é autor de vários trabalhos publicados em revistas científicas e periódicos específicos da Área de Odontologia e também da Área de Educação em Saúde. Na FOP, ocupou diversos cargos, entre eles, coordenador das Atividades Extra-Murais e chefe de departamento. Mas, onde mais se destacou foi em atuação em projetos sociais. Ele é fundador e Primeiro Presidente do Movimento de Ação Social de Piracicaba (MASP), em 1963; responsável pela Clínica de Extensão à Comunidade, na Área Odontológica, da Assistência Social Mariana, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, dos Frades, no período de 1988 a 2008; organizador e Responsável pelas Atividades da “Semana do Sorriso”, evento promovido pela FOP junto a escolas oficiais da cidade.

Texto e imagem: César Maia

Comentários de notícia:

Enviado por: Anderson Laerte Teixeira
Falar do professor Miguel não é uma tarefa simples. Quando entrei na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, aos 14 anos de idade, eu não tinha idéia do que seria estar junto a tantos mestres. Pois bem, no decorrer deste tempo vim tomando contato com tantos, mas quando falamos do professor Miguel Morano Jr não basta falar num mestre que se limita a sala de aulas e trabalhos acadêmicos. É claro, o que ele faz mesmo fora da sala de aula é uma atividade acadêmica da mais importante relevância, mas sua dedicação com tantos projetos no decorrer de sua vida acadêmica e docente não pode deixar de ser manifesto. Repito: Falar deste mestre de todos não é fácil. Quem daqui não se lembra do projeto Rondon, ELE ESTAVA LÁ coordenando jovens estudantes no atendimento à comunidade nos mais remotos campos desse país. Tantos são os programas que o professor Miguel está envolvido e se envolve que vou me conter em citá-los para não cometer injustiça em esquecer de algum. Se não bastasse sua dedicação enquanto docente formalmente ativo, hoje aos 73 anos de idade, já aposentado se dedica a ser voluntário junto a FOP ensinando e orientando não só alunos regularmente matriculados na graduação da FOP, mas também a jovens pesquisadores – Estou falando do Programa de Iniciação Científica Junior da Unicamp (PIC-JR). Por que eu disse ensinando e orientando? O limite entre ensinar e orientar tem uma linha muito tênue, porém com diferenças marcantes. Professor Miguel, receber este importante título de CIDADÃO PIRACICABANO é comprometer-se mais ainda com as causas sócio-educativa, tarefa nada difícil para ti.

Enviado por: Francisco Haiter Neto
Ainda bem que fizeram justiça a uma pessoa que tem uma alma de bondade e que muitas vezes nao é compreeendido Parabens prof. Miguel, Um reconhecimento justo.

Enviado por: Natanael Quinhones
Parabéns ao Professor Miguel! Grande colaborador para que a FOP sempre fosse destaque no cenario nacional através de seus inumeros trabalhos.

Enviado por: Márcio de Moraes

Parabéns Professor Miguel ! Fico muito contente por esta justa homenagem. Fui seu aluno, tive a oportunidade de trabalhor em vários projetos extra muros sob sua coordenação, conheci poucos com a capacidade e determinação para trabalhar com a comunidade, da maneira que pude presenciar, atividade tão nobre, importante e muitas vezes valorizada aquém do mérito. Felicidades, saúde e energia para continuar!!

Enviado por: Jaime Aparecido Cury
Parabéns Miguel, essa homenagem coroa sua dedicação a uma causa nobre de levar esperança a tantos

Enviado por: Edna Maria Muniz Cosmo
Parabéns Professor Miguel Morano!!!! pela homenagem e que Deus nos dê a honra, de tê-lo conosco por muito tempo.

Enviado por: Rosana Possobon
Quero parabenizar o Prof. Miguel por esta merecida homenagem. Um exemplo de professor, que sempre se preocupou com o “impacto” que realmente importa, ou seja, fazer com que a população tenha acesso aos conhecimentos produzidos pela academia. Muita saúde!

Ir para o topo