Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Fortunato Losso Netto
Fortunato Losso Netto 1910 – 1985

Temos perigosas “cassandras” em nosso meio, que vivem puxando para trás quanta ideia progressista a cidade alimenta. Haja vista esse caso da Faculdade de Farmácia e Odontologia, cuja criação em lei, conseguimos a nomeação de seu diretor para tomar as medidas preliminares à instalação, e a promessa formal do honrado governador Jânio Quadros de que, para 1957, seria possível a efetivação dessa realidade em Piracicaba.

Aparecem alguns maus piracicabanos e (admitimos que não seja por mal) começam a dizer: “Qual a Faculdade de Odontologia não vem…” Ora, o de que precisamos é de gente que ajude a formar o espírito de luta, sem o que não se consegue nada neste regime em que vivemos.

Por isso, achamos infeliz a idéia da mudança da Câmara Municipal para o prédio destinado à Faculdade de Farmácia e Odontologia.Se houve um esforço enorme para atender a própria condição de instalação da Faculdade, pois a lei que a cria diz taxativamente que a sua instalação fica condicionada a existência de prédio adequado, aprovado pelo Conselho Estadual de Ensino Superior, não se compreende como é que já se vai colocar a Câmara lá (e já ali se instalou provisoriamente o escritório da residência local do DER), criando problemas futuros onde eles não existe?

Nó sabemos perfeitamente que, se a Câmara ali se instalar, vai fazer gastos de adequação, mobiliário adequado, cortinas, etc. e de lá não vai querer sair tão facilmente. E perguntamos: então porque realizar todo aquele trabalho precedente, conseguir a criação da Faculdade, pareceres favoráveis da Reitoria e comissão competente (o que custou não poucos esforços), se mais adiante iríamos, nós mesmos lançar tropeços para a futura instalação?

Já pensaram os piracicabanos o quão importante é para nossos filhos a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba?Estamos fazendo força para obter a transferência da Faculdade de Medicina Veterinária para esta cidade: do ponto de vista prático, do ponto de vista do interesse dos jovens piracicabanos, temos a impressão de que a de Odontologia e Farmácia é ainda mais importante.

Não compreendemos o porque da displicência e da má vontade para com esse problema, tão bem encaminhado. Existe, criada, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba. A batalha, agora, é na elaboração do orçamento do Estado, para 1957, onde deverá constar verba própria para essa instalação. A palavra de ordem deveria ser: cerrar fileiras, para que a oportunidade não nos fuja das mãos. Ainda mais que possuímos a palavra empenhada do honrado governador Jânio Quadros, que afirmou a uma comissão que foi solicitar a S. Excia. a instalação desse instituto de ensino superior, em 1955 (para 1956): “este ano não tenho possibilidades orçamentárias. Mas podem afirmar aos piracicabanos que em 1957 a Faculdade será instalada”. Aí está o desafio, e os piracicabanos não deixarão de lutar pela bela conquista que é a instalação da sua Faculdade de Farmácia e Odontologia, criada pela lei 2.956m de 20 de janeiro de 1955.

Texto veiculado pelo jornal de Piracicaba em 10/08/2011 – Republicação dos artigos de Fortunato Losso Netto, em homenagem ao seu centenário de nascimento (1910 – 2010). Texto publicado originalmente em 22 de junho de 1956. Optou-se pela correção ortográfica atual.

Ir para o topo