O Professor Fábio Luiz Mialhe, da área de Educação para a Saúde da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, acaba de lançar o livro “O Agente Comunitário de Saúde – Práticas Educativas”, pela editora Unicamp. O livro é fruto do seu Pós-Doutorado realizado junto à Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo (FSP/USP) e da Tese de Livre-Docência defendida na FOP. A obra, que apresenta 150 páginas, é resultado de pesquisas e intervenções em serviço, contém importantes reflexões sobre a prática educativa em serviços dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), visando proporcionar aos estudantes, profissionais e gestores conteúdos significativos para um repensar crítico sobre os processos de implementação de políticas públicas no âmbito do SUS.
Trata-se de uma coletânea em que os autores discutem as práticas educativas em serviço dos ACS frente a diversos enfoques. O livro foi desenvolvido de forma multiprofissional e contou com a colaboração dos professores Samuel Jorge Moysés, da PUC do Paraná; Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcante Lefèvre, da Faculdade de Saúde Pública da USP; Helena Maria Scherlowski Leal David, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; e Lúcia Rondelo Duarte, da PUC de São Paulo.
Samuel J. Moysés discute o histórico dos ACS no Brasil e as dificuldades na gestão do trabalho; já o pedagogo e cientista social Fernando Lefèvre explora a temática das práticas educativas em serviços a partir da teoria das representações sociais. As mudanças que o campo da educação em saúde no Brasil vem passando nas duas últimas décadas, e a experiência de mais de 20 anos em serviços com os agentes foi abordada por Helena S.L. David. Os discursos dos ACS sobre suas práticas educativas em serviços e as ideologias subjacentes às mesmas são explorados no capítulo de Fábio L. Mialhe. Para finalizar, a enfermeira Lúcia R. Duarte discute as possibilidades e potencialidades de processos ativos de capacitação e educação permanente dos ACS e das equipes para a transformação de suas práticas.
Devido ao fato da obra ter sido elaborada de forma multiprofissional, ou seja, por duas enfermeiras, um pedagogo e dois cirurgiões-dentistas, possibilitou dar um enfoque mais amplo aos temas. Desta forma, a obra é direcionada para todos os profissionais que atuam em saúde pública, seja ele gestor ou profissional de saúde, bem como estudantes de forma geral que se interessam por temas ligados à gestão do trabalho e processos de humanização na Estratégia de Saúde da Família. O autor atenta que ainda há poucos livros em nível nacional que abordam a temática escolhida, daí a importância da obra.
Mialhe conta que esse é o primeiro de uma série de livros que vêm organizando desde que ingressou como professor da área de Educação para a Saúde, na FOP, em 2006. “Nesses cinco anos que venho coordenando a área na FOP, tenho procurado estabelecer importantes redes de colaboração para o desenvolvimento de pesquisas e aperfeiçoamento do referencial teórico-conceitual na área de Educação e Promoção da Saúde”. Um dos frutos deste empenho será o lançamento, ainda este ano, pelo Grupo e Editora Gen, de uma segunda obra organizada pelo autor, em parceria com a profa. Maria Cecilia Focesi Pelicioni, da Faculdade de Saúde Pública-USP, intitulada “Educação e Promoção de Saúde: Teoria e Prática”. O livro conta com a participação de mais de 50 colaboradores, oriundos de todo o país, e ainda, com a participação de professores internacionais.
Fábio Luiz Mialhe é Cirurgião-Dentista com Especialização em Educação e Promoção da Saúde, Pós-Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e professor Livre-Docente na área de Educação para a Saúde da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas.
Mais informações sobre a obra consultar o websit da editora:
http://www.editora.unicamp.br/o-agente-comunitario-de-saude.html