A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp recebeu cerca de 280 alunos de escolas públicas estaduais e uma particular do município de Piracicaba nesta quarta-feira (24). O evento teve como objetivo fornecer informações para que os interessados possam tomar decisão quanto à escolha da carreira no vestibular e, consequentemente, da profissão a ser seguida. O roteiro teve início como uma palestra sobre o mercado de trabalho na área de odontologia. Na sequência, visitaram vários laboratórios onde puderam conhecer como é o dia a dia de um graduando de odontologia.
O laboratório de Anatomia foi a área que mais chamou a atenção dos alunos. Lá, entraram em contato com órgãos do corpo humano (fígado, coração), fetos, do primeiro ao nono mês de gestação, crânios e embriões de rato. A aluna de pós-graduação, Ana Cláudia Rossi, responsável por mostrar o laboratório de Anatomia aos alunos, disse que além da importância da odontologia, foi mostrado que, assim como na área de medicina, na fisioterapia, na ciências biológicas, na farmácia e na biomedicina, também existem a necessidade de conhecer o corpo humano, para depois aplicar os conhecimentos em suas áreas específicas.
Os alunos também tiveram contato com a parte prática da pesquisa. A doutoranda Patrícia Oliveira, que desenvolve estudos na área de Fisiologia, sobre mau hálito, assunto que é pouco estudado na graduação, interagiu com os visitantes. Com um aparelho chamado halímetro, aqueles que desejassem podiam medir o hálito.
Também foram realizados experimentos com ovos para mostrar a importância de se usar o creme dental fluoretado. A atividade é simples. Coloca-se metade do ovo no creme dental fluoretado e a outra metade fica exposta. Depois coloca no ácido clorídrico para mostrar o processo de desmineralização, o desprendimento de bolhas de gás carbônico na parte que não foi submetida ao creme dental fluoretado. Já, no laboratório de Odontologia Infantil havia mesas clínicas de trabalhos de restauração, de reabilitação na área de odontopediatria, de movimentações dentárias e de melhora de posicionamento dentários com aparelhos ortodônticos removíveis.
O evento serviu para tentar despertar nos alunos o interesse de seguir a carreira na área de saúde. Permite com que os alunos do ensino médio tenham acesso às dependências da Unicamp, principalmente, a FOP, e possam visitar os laboratórios e ver algumas das atividades que são realizadas no dia a dia. “É uma estratégia da caminhada do estudante que vivencia nesta fase da sua vida as questões de que curso, qual profissão escolher. O encontro, ou contato, com a vida dos cursos, dos profissionais auxiliam a seleção de informação e possibilitam uma decisão ou escolha mais tranquila e com qualidade. Orientando-os na hora de escolher a sua profissão, que pode ser tanto na odontologia como na área de biomédicas”, disse a professora Dagmar de Paula Queluz, responsável pelo evento na FOP.
As alunas Nathália Prati e Laís Franco Banheira, da Escola Olivia Bianco, contaram que foi uma experiência interessante. “Não sabíamos o que era feito em uma faculdade de odontologia. Aprendemos os procedimentos para se colocar próteses”, disseram. Ainda estão indecisas quanto a que carreira seguir.
A professora da Escola Olivia Bianco, Marlene da Silva, acredita que é uma ótima oportunidade mostrar aos alunos a importância de estar estudando para conseguir ingressar em uma universidade como essa. “Eles podem estar estudando na Unicamp daqui alguns anos. Temos alunos do primeiro, do segundo e do terceiro ano. Pode ser que no final do ano teremos alunos prestando vestibular na Unicamp. Esse evento mostra para eles um horizonte, as possibilidades que eles têm”, disse.
O evento é coordenado pelos professores Pablo Agustin Vargas, Dagmar Queluz e Miguel Morano.
O evento contou com apoio das empresas Piracema e Rio Branco Refeições