Pesquisa da professora da New York Universit Simone Duarte é capa da Revista européia Caries Research, conceituado periódico da área de odontologia e a principal referência na área de cariologia. O trabalho foi realizado em conjunto com uma aluna de mestrado do curso de Biologia Oral do Departamento de ciências básicas da NYU College of Dentistry, A. Sara Yoo, orientada por Simone e co-orintada pelo professor Ramiro Murata. Os orientadores são ex-alunos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, da área de Farmacologia. “Eles fizeram graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado na Farmacologia, com apoio Fapesp”, conta o professor da área Pedro Luis Rosalen.
Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre compostos extraídos de produtos naturais com potencial antipláca e anticárie. Entre os produtos naturais pesquisados estão o chá (Camellia sinensis) e a Cranberry americana (Vaccinium macrocarpon).
Rosalen comenta a importância de egressos da FOP publicarem em conceituados periódicos. “Como eles se desenvolveram na nossa escola, mostra a qualidade do nível de ensino da FOP, que não só é reconhecida aqui no Brasil, mas também no exterior, a ponto de eles estarem em uma universidade de conceito nos Estados Unidos. Eles fizeram uma publicação praticamente sozinhos, autônomos, e um trabalho que merece destaque. Ter o trabalho publicado na capa da revista significa o reconhecimento do corpo editorial e daquela edição”, afirma o professor.
Segundo ele, a FOP não só forma bons profissionais, como fazem carreira autônomas e independes em outros lugares, principalmente no exterior. No Brasil há muita gente boa fazendo carreira e sendo destaque. São formadores de opinião em outros lugares. Isso é o que a Capes, na pós-graduação, procura saber. “Se simplesmente damos diplomas ou se realmente formamos pessoas,que nos lugares onde trabalham são chamados de enucleadores – pessoas que tem autonomia de onde saíram e no local onde trabalham fazem diferença. São referência. “É uma satisfação muito grande. É como se o filho tivesse andando sozinho, vivendo sozinho, produzindo seu próprio dinheiro. Emancipação com qualidade.