O trabalho Análisis de la Actividad Gelatinolítica y Citotoxicidad de Materiales Indicados para el Sellado de Perforaciones Radiculares desenvolvido pelos doutorandos da área de Endodontia, Daniel Rodrigo Herrera e Emmanuel João N. da Silva, sob orientação dos professores Brenda Paula F.A. Gomes e Alexandre Augusto Zaia foi apresentado no 18° Congresso da Asociación Latinoamericana de Operatoria Dental y Biomateriales (ALODYB). O estudo ficou em Primeiro Lugar na categoria Panéis de Pesquisa.
O trabalho da continuidade a uma das linhas de pesquisa da área de Endodontia, coordenada pelo Professor Zaia e faz parte da tese de doutorado do aluno Emmanuel Silva.
O estudo avaliou materiais utilizados para o selamento de perfurações radiculares, os quais podem entrar em contato direto com os tecidos periapicais causando uma inflamação transitória que pode estar associada à degradação de proteínas da matriz extracelular por metaloproteinases (MMPs). O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos destes materiais na atividade gelatinolitica de MMP-2 e MMP-9, produzidas por fibroblastos, assim como os efeitos citotóxicos destes materiais.
Para Daniel a participação nestes eventos aumenta a visibilidade da FOP a nível internacional, o que está de acordo com a politica do Governo Federal para os programas de Pós Graduação. Daniel é aluno estrangeiro que escolheu a FOP pela sua relevância e atualmente esta cursando o segundo ano de doutorado sob orientação da Professora Brenda Gomes em nossa instituição.
Autores: Daniel Rodrigo Herrera (apresentador), Emmanuel João N. Silva, José Flavio de Almeida, Caio Cezar R. Ferraz, Brenda Paula F.A. Gomes, Alexandre Augusto Zaia.