Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp promove palestra com os pesquisadores Jacqueline Abranches e José A. Lemos do Centro de Biologia Oral, da Escola de Medicina e Odontologia, da Universidade de Rochester, no dia 17, às 10 horas, no anfiteatro 4. A professora Jacqueline abordará o tema Streptococcus mutans: colonização e persistência fora da cavidade oral. Já o professor Lemos discutirá sobre Regulação de genes de estresse e virulência em S. mutans.

De acordo com a professora, Streptocococcus mutans, o principal agente etiológico da cárie dental, é capaz de colonizar outros tecidos fora da cavidade oral. S. mutans é frequentemente associado a doenças cardiovasculares como aterosclerose e endocardite. Nos últimos anos, o grupo da Dra. Jacqueline descobriu que S. mutans é capaz de invadir o compartimento intracelular das células hospedeiras e que este fenômeno é mediado por uma proteína (Cnm), que se liga ao colágeno. Mutações em Cnm resultaram na incapacidade de aderir ao colágeno, redução de virulência e inabilidade de invadir células coronarianas.

O professor Lemos disse que a virulência dos microrganismos cariogênicos, como por exemplo Streptococcus mutans, está diretamente relacionada à capacidade destes organismos de sobreviver durante condições de estresse, em particular os estresses ácido e oxidativo. Ao longo dos anos, o grupo do Dr. José Lemos identificou e caracterizou diversos mecanismos usados por S. mutans para sobreviver sob condições adversas. Nessa palestra, serão apresentados resultados obtidos nos últimos 3 anos que revelam que o regulador de estresse oxidativo (Spx) desempenha um papel fundamental na patogênese de S. mutans.

Jacqueline é Professora Assistente de Microbiologia e Imunologia no Centro de Biologia Oral, Escola de Medicina e Odontologia, da Universidade de Rochester, Rochester, NY, EUA. Sua principal linha de pesquisa é na área de Fisiologia e Biologia Molecular de estreptococos orais.

Lemos é Professor Assistente de Microbiologia e Imunologia também no Centro de Biologia Oral, Escola de Medicina e Odontologia, Universidade de Rochester. Sua área de atuação é em Genética Molecular e Fisiologia da resposta ao estresse ambiental por bactérias orais.

Ir para o topo