Desde 2003, a professora Dagmar de Paula Queluz do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp desenvolve o projeto educativo preventivo em saúde bucal na cidade de Piracicaba. As atividades são desenvolvidas em diferentes locais (creche, instituições filantrópicas, ONGs, escolas públicas e privadas, empresas, etc.) e nas diversas faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e terceira idade). Em geral, são as instituições que solicitam parceria, colaboração, auxílio para ser abordada a saúde geral e bucal.
Os projetos sociais desenvolvidos por alunos de graduação, de pós-graduação, do ensino médio (PICJr.) e voluntários são importantes para a vivência da diversidade de realidades do país, despertando a cidadania e integrando a essa formação a realidade sócio-econômica da população; proporcionando aos alunos e voluntários experiências interdisciplinares multiprofissionais.
Tendo por base o entusiasmo do grupo, e a necessidade de tratamento da população, a odontologia trás como tema central a promoção da saúde e a prevenção em saúde bucal. Usando a linguagem adequada a cada faixa etária, e nos diferentes ambientes, colaborando com a melhoria da saúde bucal da população.
O projeto visa promover saúde bucal junto à comunidade, com atividades que consistem em evidenciação de placa bacteriana, escovação, palestras/orientações/vídeos/teatro sobre saúde bucal, assim como momentos de brincadeiras educativas, trazendo mudanças positivas e cada vez mais construtivas ao longo das atividades.
Diferentes locais foram desenvolvidas atividades recentemente, dentre os quais:
– em setembro de 2011 no Colégio Luis de Queiroz (CLQ) com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participando da palestra “Saúde e Higiene Bucal”. O encontro foi dividido em três momentos: apresentação de filme pedagógico, encenação teatral, palestra. Dessa maneira, o CLQ proporciona à criança e ao jovem a possibilidade da aquisição de conhecimento no âmbito das ciências, das artes e das produções culturais. As atividades foram desenvolvidas junto a professora Renata Maria Pádua Sartini – E.F. de Ciências, História e Geografia e de Informática.
– em outubro de 2011, a Pastoral da Faculdade Dom Bosco organizou uma tarde diferenciada para as crianças de 7 a 12 anos atendidas pelo Oratório São Domingos Sávio, propondo atividades formativas e recreativas que foram conduzidas por estudantes voluntários no Colégio Salesiano Dom Bosco – cidade Alta. Palestras foram proferidas sobre saúde bucal e noções de higiene bucal.
– em outubro de 2011, nas dependências da empresa CPFL Paulista, como parte da programação de eventos da Cipa foi desenvolvida palestra sobre câncer bucal, higiene bucal, medicina periodontal, saúde e segurança no trabalho e qualidade de vida.
– desde o segundo semestre de 2010 e no ano de 2011, a professora Dagmar com sua equipe desenvolve em dois períodos semanais, atividades junto ao Hospital Fornecedoras de Cana nos pacientes internados, abrangendo os setores da Nefrologia, Pediatria e Alojamento Conjunto. “Visamos um diferencial para a obtenção do selo Hospital Amigo da Criança, visto que nenhum outro hospital que não seja escola oferece esse tipo de serviço. Breve será abordada com maiores detalhes esta atividade”, conta a professora.
“A Extensão Comunitária caracteriza-se por ser uma atividade destinada a atender a sociedade civil por meio de ações dirigidas à comunidade externa à UNICAMP. Essas ações priorizam segmentos da população onde a promoção de ações ligadas à inclusão social e à qualidade de vida fundamentadas na participação acadêmica, sejam mais prementes e necessárias para um desenvolvimento sustentável para todos. A “Extensão Comunitária” desenvolve-se no bojo das atividades de ensino e pesquisa, fortalecendo-as e agregando, sobretudo, o desenvolvimento cada vez mais necessário da noção inequívoca de cidadania fundamental a qualquer processo de formação acadêmica, especialmente os que o fazem em uma Universidade Pública”, destaca professora Dagmar.