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O professor Eduardo Hebling, do Departamento de Odontologia Social e coordenador do Curso de Especialização em Odontogeriatria da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, participou como autor do capítulo intitulado: Efeito do Envelhecimento Humano nos Tecidos Periodontais”, do livro: Doença Periodontal: Um Guia Clínico. A obra, editada pela professora Jane Manakil, da Griffith University da Austrália, foi publicada em Janeiro desse ano, na Europa.

Nesse capítulo, de acordo com o professor Hebling, foram detalhados os efeitos do processo de envelhecimento humano sobre os tecidos periodontais, que influenciam o desenvolvimento e a terapia das doenças periodontais em pacientes idosos. Esses efeitos decorrem de mudanças e alterações biomoleculares das células do periodonto que exacerbam a perda óssea em pacientes idosos com periodontite.

A perda dentária, na atual população de idosos, é bastante evidenciada no mundo todo. A doença periodontal não é a maior causa dessa perda dentária em idosos. O envelhecimento humano, por si só, não leva à perda da inserção periodontal dos dentes. Contudo, quando os pacientes são acometidos com doença periodontal em uma idade avançada, a diminuição da resposta imunológica do indivíduo, como efeito do processo de envelhecimento, pode exacerbar as perdas de inserção e óssea, dificultando o tratamento da doença. A compreensão desses fatos e a aplicação de métodos preventivos fazem com que haja uma tendência de diminuição da perda dentária entre os pacientes idosos.

Segundo o docente, evidências epidemiológicas demonstram que a população mundial de idosos está aumentando. Dessa forma, as pessoas estão vivendo mais e com mais dentes na boca. Esse fato pode resultar no aumento da expectativa de doença periodontal entre idosos. A importância desse capítulo de livro, além de fornecer conhecimentos para um melhor entendimento da natureza e desenvolvimento das doenças periodontais em idosos, é o reconhecimento do trabalho de pesquisadores brasileiros e da FOP no contexto científico internacional, destaca o professor.

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