Conteúdo principal Menu principal Rodapé

César Pomacóndor-Hernández, aluno de doutorado do programa de Pós-Graduação da área de Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foi agraciado com uma bolsa da Instituição Espanhola Associação Universitária Iberoamericana de Pós-Graduação (AUIP). No período de 9 de janeiro a 15 de fevereiro, ele esteve na Faculdade de Odontologia da Universidade de Granada na Espanha, sob orientação do professor Manuel Toledano, desenvolvendo pesquisas sobre adesivos dentais com partículas de zinco incorporado. O professor Toledano é uma das maiores autoridades em adesão de materiais resinosos a substratos dentários.

César, orientado do professor Mário Fernando de Góes, disse: “Foi muito bom conhecer outro laboratório de pesquisa, sistema de trabalho e metodologias diferentes. É importante para a FOP ter contatos com os principais grupos de pesquisa do mundo”. Ele alertou ainda que os alunos devem ficar atentos às oportunidades de bolsa que a Unicamp oferece. “Foi uma ótima experiência internacional”, conta.

A linha de pesquisa do professor Toledano tem como objetivo testar adesivos com partícula de zinco incorporado para inibir a atividade das metaloproteinases da matriz (MMPs)- são enzimas que degradam o colágeno desprotegido presente na região de união entre os materiais resinosos e o dente. Devido a essas MMPs, a união do material restaurador com o dente se enfraquece com o tempo. O grupo de pesquisa da Universidade de Granada comprovou que adicionando o zinco ao adesivo dental seria possível inibir essa degradação e proporcionar maior durabilidade da união resina-dentina. Entretanto, o pesquisador ainda não tinha testado as propriedades físico-químicas desses adesivos com zinco. Esse foi o projeto apresentado por César, que avaliou o módulo de elasticidade, sorção, solubilidade, resistência, entre outras propriedades.

Ir para o topo