A partir do 1o semestre de 2012, a Área Administrativa FOP está utilizando ferramenta digital de gerenciamento de projetos, criação de relatórios, gráficos de Gantt e outras facilidades para melhor controlar suas atividades. O sistema adotado chama-se ClockingIT. Trata-se de ferramenta gratuita para Controle da Gestão de Projetos, onde são registrados usuários/áreas e suas respectivas tarefas com prazos de implantação e acompanhamento, detalha Marcos Favarim (Tuba) da Área de Informática.
O pedido para adoção dessa solução partiu da Diretoria FOP e, são várias as soluções para gerenciar projetos, enfatiza a Área de Informática, dentre elas o conhecido e destacado MS-Project da Microsoft, porém com custo financeiro bastante significativo para um primeiro momento. A ferramenta ClockingIT é gratuita, possui interface e funcionamento via Web e é rica em detalhes. No futuro, com a maior integração da administração, departamentos/áreas e assimilação do trabalho em gestão de projetos, os usuários da FOP, através de sua experiência, podem definir novos rumos e necessidades. Para o momento, a ferramenta ClockingIT “…até sobra em recursos…”, conclui Favarim.
O sistema permite realizar backup dos dados, upload de arquivos em diversos formatos e tem seu melhor funcionamento através de conta no Google Mail, que permite utilizar agenda de compromissos, contatos, sincronização com celulares (S.O. Android) e outros.
A ferramenta vem sendo testada em duas áreas administrativas da FOP: Suprimentos (Carlos) e Coordenadoria do Campus (Emílio) e, se responder às demandas, será expandido para as demais áreas até o final do 1o. semestre/2012.
De acordo com Carlos, Supervisor da Área de Suprimentos: A ferramenta é de fácil manuseio e compreensão, a interface é amigável e permite fácil atualização e visualização das interações. A cada atualização nas interações, recebemos um e-mail de aviso pelo Gmail. Em suma, é uma ótima ferramenta e supre as necessidades presentes da FOP.
Além de controlar as tarefas e prazos, existe a possibilidade de se construir um histórico de ações para tomada de decisões futuras, o que é muito importante para Instituições de longa existência, como a UNICAMP/FOP, finaliza Favarim.