Os programas de pós-graduação em Odontologia, Estomatopatologia e Clínica Odontológica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp fecharam acordo de cooperação acadêmica por meio da chamada pública Casadinho/Prodecad. O convênio tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisa utilizando-se de recursos humanos e infra-estrutura disponível em instituições distintas que estimulem a formação dos pós-graduandos e a mobilidade docente e discente. Também visa promover o fortalecimento e a consolidação de programas de pós-graduação stricto sensu de instituições nacionais.
A chamada pública é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os acordos são feitos por instituições cujos cursos ainda não são totalmente consolidados, com notas 3 ou 4, obtidas na última avaliação da Capes, em parceria com cursos de excelência, com notas 6 ou 7.
“A FOP tem um histórico relativamente longo de participação nesses programas, disse Jacks Jorge Junior, diretor da FOP. Embora o projeto tenha como principal beneficiário instituições que não tenham muita expressão, para a FOP é bom porque permite, em termos de números (consultar dados abaixo) mensurar as ações de suporte que os cursos dão para os demais programas de outras instituições do país, explica Jacks.
A relação entre a FOP e outras instituições de ensino superior do país é outro ponto positivo. “São essas portas que se abrem que vão consolidar a posição de liderança da faculdade. À medida que muitas outras instituições e cursos de pós-graduação vêm buscar a capacitação e qualificação em pesquisa e docência, eles estão reconhecendo que a faculdade tem essa liderança. Essa relação que se abre entre as instituições talvez seja o que fica de mais importante para a FOP”, pontua.
Insere-se ainda nesse contexto, os projetos de cooperação e assistencialismo. Comparando de maneira simplista, qualquer instituição que tenha 4 dos 6 Programas de excelência na área de odontologia do país, como é o caso da FOP, tem a obrigação quase que moral de colaborar com instituições e programas que ainda tenham um caminho longo pela frente para chegar no ponto da excelência. É uma coisa quase que natural, comenta o diretor.
Programa – De modo geral, os projetos são compostos por programas específicos de visitas, atividades de pesquisa em conjunto, e de parte a parte, tanto da instituição que propõe quanto a que vai receber a parceria, além de outros programas que estimulem esse tipo de interação. Esses projetos determinam certa verba para as atividades, sejam elas: bolsas para custear viagens, de parte a parte, e material de pesquisa. Boa parte desses recursos fica na instituição que está em desenvolvimento, a qual possui programas menos consolidados.
Projetos aprovados recentemente:
Programa de PG em Odontologia – área de Fisiologia da FOP (Conceito 7 da Capes) Coordenação: Prof. José Roberto Viana Silva (Universidade Federal do Ceará). Projeto será realizado entre os programas de pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Odontologia/Área de Fisiologia Oral FOP/UNICAMP. Coordenação na FOP/UNICAMP: Profa. Cinthia Pereira Machado Tachoury, Profa. Juliana Trindade Clemente Napimoga, Profa. Fernanda Klein Marcondes e Profa. Maria Cláudia Gonçalves de Oliveira Fusaro
b) Título do Projeto: Caracterização e potencial bioativo de extratos de plantas da região do semiárido, com perspectivas de desenvolvimento de formulações farmacêuticas. Coordenação: Prof. Gustavo Pina Godoy (UEPB) Coordenação na FOP/UNICAMP: Prof. Pedro Luiz Rosalen c) Título do Projeto: Caracterização e potencial bioativo de extratos de plantas da região do semiárido, com perspectivas de desenvolvimento de formulações farmacêuticas.
Coordenador do Projeto: Gustavo Pina Godoy (UEPB)
Coordenador na Instituição Receptora: Pedro Luiz Rosalen FOP/UNICAMP
Instituição Promotora
(Programa Não-Consolidado): UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Instituição Receptora (Programa Consolidado): UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP
Chamada: Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/Capes – Ação Transversal nº06/2011 – Casadinho/Procad
Programa de PG em Clínica Odontológica (Conceito 6 da Capes) Título do Projeto: Estudos clínicos e laboratoriais de reabilitação totais fixas mandibulares sobre Implantes Coordenação: Profa. Adriana da Fonte Porto Carreiro (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) Coordenação na FOP/UNICAMP: Prof. Márcio de Moraes Projeto será realizado entre os programas de pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Clínica Odontológica da FOP/UNICAMP
Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da FOP (Conceito 6 Capes)
a) Título do projeto: Análise clínica e genética das fissuras lábio palatinas não-sindrômicas: caracterização de polimorfismos genéticos em enzimas do reparo do DNA e avaliação da agenesia dental como extensão fenotípica da alteração. Coordenação: Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Coordenação na FOP/UNICAMP: Prof. Ricardo Della Colleta Projeto a ser realizado entre os programas de pós-graduação em Ciências da Saúde da Unimontes e Estomatopatologia da FOP/UNICAMP
b) Título do Projeto: Correlações clinicopatológicas, imuno-histoquímicas e de resposta ao tratamento quimioterápico e radioterápico com polimorfismos em genes do reparo do dna em pacientes com carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço.
Coordenação: Profa. Roseane de Almeida Freitas Programa de Pós-Graduação em Patologia Oral da UFRN
Coordenação na FOP/UNICAMP: Prof. Ricardo Della Colleta Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da Unicamp;
Projetos ativos:
• Procad/Prof. Oslei Paes de Almeida
• Proca/NF/Profa. Renata Cunha Matheus Rodrigues Garcia
• Procad/Profa. Altair Del Bel Cury
• Procad/Prof. Jaime Aparecido Cury
• PFPG/Cinthia Pereira Machado Tabchoury
• Prodoc/Pedro Luis Rosalen,
• PNPD/Profa. Renata de Oliveira Mattos Graner
• PNPD/Prof. Sergio Line,
• PNPD/Prof. Jaime Cury
• Minter e Dinter em Clínica Odontológica com Universidade do Estado do Amazonas
• Dinter em Odontologia com Universidade do Estado do Amazonas
• Dinter em Materiais Dentários com Universidade do Oeste do Paraná
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Oeste do Paraná
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Pelotas
N.o Doutores formados nos referidos projetos: Minter em Clínica Odontológica: 15 mestres
Dinter em Clínica Odontológica: 10 doutores
Dinter em Odontologia: 09 doutores
Dinter em Materiais Dentários: 10 doutores