A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp implanta novo sistema para recepção e acompanhamento do paciente, a Central de Atendimento de Paciente. A partir de agora, todo paciente que utilizar dos serviços da unidade pela primeira vez será cadastrado nesse sistema, o qual tem a função de facilitar a recepção, o agendamento e a recuperação de informações básicas relativas ao paciente, explica o diretor, professor Jacks Jorge Junior. O sistema ainda dispõe de um recurso que possibilita fazer com que as informações sejam encaminhadas automaticamente para o banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS).
Esse é um antigo anseio dos docentes e discentes da FOP, que somente foi concretizado graças ao trabalho conjunto da direção da unidade, da Coordenadoria de Graduação e da Coordenadoria de Clínica. “É um ganho fantástico para a FOP em nível de organização e respeito à privacidade de dados do paciente. A parte do ensino também foi privilegiada, uma vez que as informações somente poderão ser acessadas pelo meio digital, canal que os alunos conhecem muito bem”, conta o Coordenador de Graduação, professor Pablo Agustin Vargas.
Mais uma vez a FOP está na vanguarda de todo esse processo. Não há outra faculdade de odontologia no Brasil com um sistema informatizado e integrado de atendimento ao paciente. Paulatinamente, o sistema será aderido pelas áreas e poderão ser inseridas imagens radiográficas: raio X panorâmico e periapical digital e, até mesmo, imagens tomográficas, avalia Pablo.
Com a Central de Atendimento ao Paciente as informações não se perdem mais com o tempo, confere mais organização ao prontuário, maior fidelidade e facilidade de manejo das informações e das radiografias. Ainda facilita o controle dos professores de clínica, controle jurídico e não há mais necessidade do uso de papel.
“É uma idéia relativamente antiga para aqueles que trabalham na Clínica, que vem desde a época do professo Antonio Fernando Martorelli de Lima, um dos entusiastas que iniciou todo esse processo de informatização para agilizar os procedimentos da Clínica”, recorda o Coordenador de Clínica, professor Luiz Roberto Marcondes Martins.
Quando Martins assumiu a Coordenadoria estava dentro de seu planejamento de atividade reativar essa idéia para que houvesse uma nova discussão sobre o assunto. “O programa, indiscutivelmente, melhora em muito todas as situações que envolvem direta ou indiretamente a Clínica. Houve uma colaboração muito grande por parte de todos os docentes envolvidos para que isso se efetivasse”, disse Martins. O supervisor da área Clinica, Marcos Rapetti, também teve participação atuante.
O software foi desenvolvido exclusivamente pela equipe de informática da FOP. Foram investidos recursos na aquisição de computadores e ampliação de infra-estrutura de rede. Com esse investimento, a capacidade de processamento cresceu de quatro para 14 computadores com monitor de LCD, dentro dos padrões que tem uma área útil maior. “A demanda existia e quatro micro-computadores eram insuficientes”, lembra o diretor da área de Informática, Felipe Correa Nogueira e o programador, Fernando Lobello. Também foram disponibilizados mais sete computadores para a área de triagem. A implantação dos pontos de redes contou com a colaboração da área de Manutenção da FOP, em especial, do eletricista João Aparecido de Oliveira.
A Assistente Social, Sandra Regina, responsável por inserir os dados dos pacientes no sistema, disse que a Central resolverá muito a problemática dos pacientes, entretanto conta com a adesão dos usuários internos.