Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Os Professores do Departamento de Odontologia Social, Fábio Luiz Mialhe, Marcelo de Castro Meneghim, Maria da Luz Rosário de Sousa e Antônio Carlos Pereira acabam de lançar a obra “Integração Ensino-Serviço: a experiência da FOP/UNICAMP”, a qual foi organizada pelos referidos docentes e escrita em colaboração com os alunos da Pós Graduação. O livro descreve as diversas experiências da integração entre a Universidade e Serviço Público relatando a experiência do estágio extra-muro nas Unidades de Saúde da Família. Esta integração ocorreu pelo incentivo dos Ministérios da Educação e da Saúde que criaram o Pró-Saúde, Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Composta por 250 páginas, dividida em 8 capítulos, a obra poderá ser encontrada em breve online, no Portal da FOP, onde será disponibilizada.

Os autores destacam em especial o 1º. Capítulo, que descreve o programa Pró Saúde, cujo início foi em 2005 na FOP, e que visa justamente esta “reorientação do processo de formação do aluno de graduação de modo a que responda às necessidades da população brasileira e à operacionalização do SUS, por meio da abordagem integral do processo saúde-doença”, relatam.

O objetivo do Pró-Saúde em Piracicaba foi unir a necessidade da formação de recursos humanos com perfil adequado para atuar com resolutividade no Sistema Único de Saúde (SUS) com resultados positivos de trabalhos intersetoriais e multidisciplinares.

O obra conta a experiência docente, de pós-graduandos e graduandos da FOP, na organização do programa nas sete Unidades de Saúde da Família envolvidas neste processo, em 2008, primeiro ano de atividades práticas. Cada unidade com suas peculiaridades o que torna o livro muito interessante. Tais atividades foram sendo construídas, realizadas e organizadas na prática do dia a dia, de acordo com as necessidades levantadas e no que se observou ser importante para despertar no novo profissional de odontologia um olhar para o campo de trabalho diferente do serviço privado.

De acordo com a professora Maria da Luz Rosário de Sousa, o cronograma de atividades de cada unidade foi elaborado com a Equipe de Saúde da Família, formada por médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem e agentes comunitárias da saúde inicialmente, com os usuários do SUS e alunos da Graduação e Pós- graduação da FOP, o que contribui na orientação e formação de profissionais integrados a uma equipe de saúde gerando muitos benefícios para a comunidade, esclarece. A FOP participou através deste processo da implantação das Equipes de Saúde Bucal nas Equipes de Saúde da Família de Piracicaba que ocorreu no segundo semestre de 2008, proporcionando treinamento e orientação aos profissionais integrantes, bem como direcionando ainda mais os alunos de graduação e futuros dentistas para a prática odontológica dentro da Estratégia de Saúde da Família.

A professora Maria da Luz destaca: “o livro que deve ser lido e valorizado por sua tão marcante e impactante experiência não apenas na FOP e no Serviço mas também na cidade de Piracicaba”, conta.

Ir para o topo