A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp promove o “2º Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia (Cobec) e 2ª Jornada Nacional de Procedimentos Mioterápicos”, que acontece a partir quinta-feira (19) e prossegue até 22 de abril. O congresso é bi-anual e o único nessa especialidade no Brasil. Tem cerca de 40 palestrantes, sendo 5 do exterior: dois italianos, dois americanos e um português. A programação é composta por atividades científicas, culturais e literárias. Com mais de 300 congressistas inscritos de todo o país e do exterior, é um evento interdisciplinar dirigido aos profissionais de saúde de diferentes áreas: medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, bioengenharia, além da odontologia. A partir de agora, as inscrições somente poderão ser feitas no evento.
De acordo com o presidente do congresso, professor Fausto Bérzin, o evento visa ampliar a transmissão de conhecimentos sobre função normal, disfunção muscular e dor músculo-esquelético; promover o intercâmbio entre pesquisadores e clínicos interessados em aprimorar conhecimentos sobre Eletromiografia e Cinesiologia; divulgar novas tecnologias empregadas no exame eletromiográfico que permitem diagnosticar com mais precisão as disfunções musculares e quadros dolorosos miofasciais; divulgar a Eletromiografia e Cinesiológica como técnica de mensuração da musculatura de atletas de alta performance e da reabilitação de lesões musculares, entre outras atividades.
A programação científica inclui temas que atenderão uma gama de interesses como acupuntura, termografia, eletromiografia, ergonomia, biomecânica, algias músculo esqueléticas e outros.
No Pré-Congresso, o tema do 2º Simpósio de Dor, “Um Corpo que Dói”, será abordado por renomados especialistas a “Cefaléia”, tema da Campanha Mundial, organizada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor, para 2012, e será assunto de importante mesa redonda.
Na quinta-feira, às 21 horas, no hall superior do prédio principal, haverá o lançamento do livro “Dores Orofaciais – Diagnóstico e Tratamento”, da Editora Artes Médicas, organizado pelo professor José Tadeu Tesseroli de Siqueira, considerado o maior especialista em dor orofacial do Brasil, e o neurologista Manoel Jacobsen Teixeira, maior autoridade em dor geral no país. Já no sábado, às 9h45, também no hall superior, acontecerá o lançamento do livro “Princípios Biomecânicos Aplicados ao Tratamento e Reabilitação”, organizado pelo professor da Unesp, Mauro Gonçalves.
Mais informações no web site do congresso: www.cobec2.com.br .