Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp promove apresentações culturais e eventos científicos em comemoração aos seus 55 anos de fundação, lembrado no dia 21 de abril. As comemorações iniciaram com uma apresentação do Quinteto de Cordas “Verde”, da Orquestra Sinfônica da Unicamp, na sexta-feira, dia 20.

A exposição de trabalhos produzidos por alunos, professores e funcionários da FOP, que estava marcada para a semana de 23 a 27 de abril, foi transferido para maio. 

Foi lançado um concurso sobre a figura histórica de Joaquim José Xavier, – Tiradentes – Patrono da Odontologia Brasileira. A atividade visa maior integração da universidade com a escola pública, baseado na experiência vivida ao longo dos últimos 3 anos com o Programa de Iniciação Científica Júnior. Com as modalidades painel, colagem, pintura e desenho, o concurso destina-se aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e aos alunos do ensino Médio. O prazo para entrega dos trabalhos está previsto para o dia 20 de abril. Já o julgamento ocorrerá na semana de 23 a 27 de abril. Este trabalho é coordenado pelo professor Miguel Morano Junior.

Integram ainda as comemorações, o 2º Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia e 2ª Jornada Nacional de Procedimentos Mioterápicos , que será realizado entre os dias 19 a 22 de abril. Mais informações acessar a página do evento: www.cobec2.com.br . Já o X Seminário de Pós-Graduação, com o tema “Avanço da Pesquisa em Odontologia”, da FOP, acontece nos dias 26 e 27 de abril no salão nobre. A realização é da Coordenadoria de Pós-Graduação. Serão abordadas, no evento, questões relacionadas à Internacionalização dos Programas de Pós-Graduação. Mais informações consultar a página do evento: www.fop.unicamp.br/semanario .

Para encerrar as atividades, haverá uma confraternização. Será cortado um bolo, no saguão superior do prédio principal, em frente à Biblioteca. 

Histórico – A FOP, fundada no dia 4 de julho de 1957, oferece o Curso de Graduação em Odontologia, Cursos de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado, Cursos de extensão em nível de especialização e atualização em todas as áreas clínicas e sociais. Possui cerca de 25 mil metros quadrados de área construída.

O atendimento à comunidade é oferecido por diversas áreas, entre elas: a Clínica de Graduação e Pós-Graduação; o Centro Cirúrgico e o Serviço de Radiologia Odontológica, que também presta importantes serviços nas suas respectivas áreas; o CEPAE (Centro de Pesquisa e Atendimento para Pacientes Especiais), que atende crianças de 0 a 5 anos de idade, além de oferecer orientação às gestantes; o Orocentro (Centro de Diagnóstico e Tratamento de Lesões Bucais), que, entre as principais atividades, realiza atendimento odontológico a doentes de câncer, portadores de HIV e com manifestações clínicas da Aids. A esse grupo é oferecido tratamento convencional como restaurações, cirurgias, canal e tratamento periodontal e protético (próteses).

O diferencial dessa Faculdade pode ser vislumbrado, principalmente, pelo alto nível de seus Programas de Pós-graduação o qual possui cerca de 70% dos cursos de excelência em odontologia do país; é responsável, juntamente com a Prefeitura do Município de Piracicaba, pela taxa de incidência de cárie na cidade ser menor que a média nacional.

Números: O corpo docente está formado por 83 professores (100% doutores); 150 servidores não docentes; 320 alunos nos cursos de graduação; 549 odontólogos, distribuídos nos cursos de Pós-Graduação entre Mestrando e Doutorando; 165 discentes nos cursos de Especialização e Atualização e 60 no curso Técnico de Prótese.

Ir para o topo