Duzentos e quarenta alunos do ensino médio de escola pública de Piracicaba se inscreveram para participar da seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unicamp PicJr. A elevada procura motivou o coordenador do projeto, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, professor Miguel Morano Junior, a iniciar um projeto piloto. Dos 241 alunos inscritos, foram selecionados setenta e sete. Trinta integrarão o PicJr tradicional e quarenta e sete iniciam um novo projeto paralelo.
A FOP disponibiliza cinqüenta vagas. Destas, vinte alunos continuam da edição anterior e trinta iniciaram este ano. Os quarenta e sete restante ingressam em um projeto semelhante ao atual. Diferente do PicJr tradicional, que tem aula três vezes por semana, no novo programa os alunos comparecem a FOP uma vez por mês e terão quatro horas de atividade intensiva. Após a aula, terão 30 dias de prazo para iniciar um trabalho de pesquisa. A primeira turma teve início no dia 17 de abril. Terão que fazer um trabalho de pesquisa exploratório.
Os alunos mais velhos que fazem parte do projeto tradicional e também estudam nas mesmas escolas servem como referencial para os alunos novos. “Independentemente disso, montamos um programa, no qual podem consultar informações necessárias para fazer o trabalho através de facebook. Além disso, nas segundas, nas quartas e nas sextas-feiras, os professores estarão a disposição para auxiliá-los no trabalho. No final do período, dezembro, o aluno que cumprir 80% da carga horária e da disposição de trabalho automaticamente estará inscrito para o projeto do próximo ano”, revela Morano.
O programa acontece nos moldes do Projeto Ciência e Arte nas Férias, mas em vez de um mês, o estudante passa um ano estagiando na Universidade. A ideia é correlacionar o PIC Júnior ao Ciência e Arte nas Férias para que os participantes possam dar continuidade ao projeto desenvolvido durante um mês.
O PIC-Jr, idealizado e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), visa propiciar aos alunos de escolas públicas a oportunidade de se integrar em atividades de pesquisa, despertando talentos e envolvendo-os com os desafios atuais da ciência e com a metodologia do trabalho científico. É uma oportunidade, também, para que esses jovens desenvolvam senso crítico e compreendam a dinâmica da construção e transmissão do conhecimento.