A comissão organizadora da XIX Jornada Odontológica de Piracicaba realiza um Curso Pré-Congresso no dia 8 de maio, terça-feira, às 18h30, no salão nobre da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. Com o título: Violência Doméstica – como a conduta do cirurgião-dentista e o registro documental e fotográfico podem ajudar (ou prejudicar) vítimas, o curso será ministrado pelo professor Paulo Eduardo Miamoto Dias. Será cobrada uma taxa de R$ 5,00, que poderá ser paga na hora do evento. A Jornada acontecerá entre os dias 1 e 5 de outubro.
A palestra tem como objetivo alertar à classe odontológica sobre o importante papel que o Cirurgião-Dentista possui no enfrentamento à violência doméstica. De acordo com Eduardo, poucas pessoas sabem, mas o cirurgião-dentista está numa posição estratégica para detectar casos suspeitos. Por exemplo, muitas das lesões físicas são em região de cabeça e pescoço. Todavia, se a conduta correta não for tomada, os casos de violência podem se intensificar, razão pela qual é imprescindível o conhecimento de como abordar a vítima e registrar adequadamente as lesões que possam vir a ser detectadas em consultório. O profissional tem a obrigação legal de notificar casos suspeitos. A palestra é uma comunicação muito básica sobre como realizar estes registros (documental e fotográfico) adequadamente.
Paulo Eduardo Miamoto Dias é ex-aluno da FOP. Realizou o mestrado e o doutorado em odontologia social e odontologia legal, consecutivamente, pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.