A continuação do atendimento de crianças com necessidade de tratamento odontológico da Escola Municipal José Pousa de Toledo, do bairro Bosques do Lenheiro, foi tema de reunião realizada na Secretaria de Educação Municipal, no dia 16 de abril. Participaram do encontro, o Coordenador da Clínica de Graduação, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, professor Luis Roberto Marcondes Martins; a professora Fernanda Miori Pascon, da área de Odontopediatria; o Secretário de Educação, Gabriel Ferrato; a Coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura, a cirurgiã-dentista Dirce A. Valério da Fonseca e a Gerente do Centro de Especialidades Odontológicas II de Piracicaba (CEO) Martha Furlan de Aguiar Taglietta.
O encontro serviu para ratificar o compromisso de atendimento às crianças com alta prevalência de cárie dentária do bairro Bosques do Lenheiro. O atendimento será oferecido pelos alunos do sétimo e oitavo período do curso de graduação, que também serão beneficiados, porque exercerão atividades com pacientes com perfis que não são comumente encontrados na Clínica da Faculdade.
O atendimento, que teve início no dia 20 de abril, será oferecido sempre às sextas-feiras. Em cada período, serão atendidas cerca de 35 crianças, com idade entre 6 e oito anos. Os profissionais da Secretaria de Educação foram até as escolas, fizeram uma pré-triagem e selecionaram os pacientes com maior prevalência de cárie.
O transporte das crianças, até a Faculdade, acompanhadas por uma professora, é de responsabilidade da Secretaria de Saúde. Após os procedimentos, elas lancham e retornam às escolas.
Segundo o Coordenador da Clínica, professor Roberto Marcondes Martins, “consolida-se, portanto, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a FOP, para atender crianças que necessitam atendimento odontológico especializado e competente, o que indubitavelmente melhorará a saúde de nossas crianças e, como conseqüência, o desempenho pessoal das mesmas. É uma iniciativa elogiável por parte das instituições e trará benefícios para sociedade e alunos de graduação”, comenta.