Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Trabalho desenvolvido pelas alunas Rosário Martha De La Torre Vera e Cássia M. Grillo, da Área de Anatomia, do Departamento de Morfologia e do departamento de Odontologia Social, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, receberam o primeiro lugar no “II Congresso Internacional de Odontologia Virgen de la Candelaria” – Peru. O evento foi organizado pela “Sociedade Odontológica Latino Americana”.

O estudo piloto, orientado pelos professores Fausto Bérzin, e pela professora Maria da Luz Rosário de Sousa, avaliou a eficácia da acupuntura no tratamento do bruxismo diurno, relacionado a fatores emocionais. O estudo faz parte do grupo de pesquisa de acupuntura e dor desenvolvido nesta Faculdade.

Segundo a autora da pesquisa, a acupuntura é um tratamento complementar para pessoas que apresentam apertamento dental. O bruxismo integra um grupo de patologias neurológicas que ainda estão sendo pesquisadas. O tratamento consiste num conjunto de terapias que podem ajudar. Entre elas, que está dando um resultado satisfatório, é a acupuntura.

“Quando aplicamos acupuntura em pontos específicos anatômicos e fisiológicos no corpo, certas terminações nervosas estimulam áreas no cérebro, as quais dão como resposta uma neuromodulação. São modificações ou secreções de neurotransmissores que pode proporcionar certo relaxamento ao paciente e vai ajudar a não ter essa sintomatologia de apertamnento dentário”, explica Rosário.

Ir para o topo