A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp está substituindo aproximadamente 1600 metros quadrados de alambrados, com muretas, em toda a extensão da unidade, que faz divisa com Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) e a Escola Superior de Agricultura (Esalq-USP). A medida visa impedir a entrada de animais domésticos e silvestres, tais como, cães e capivaras, frequentemente avistados dentro do campus, e principais hospedeiro do carrapato estrela transmissor da bactéria causadora da febre maculosa.
Dentre as medidas que visam à segurança da comunidade, também foram instaladas placas de sinalização de área de risco, intensificação do corte de grama e pulverização nas áreas com foco constatado da presença de carrapatos. A troca total dos alambrados tem previsão de conclusão para o mês de junho.
Foram substituídos, também, 1200 metros quadrados de alambrado, localizado no entorno do campo de futebol, e instaladas muretas na base. A estrutura metálica também foi reformada. Em uma segunda etapa, será instalada tela de nylon na parte superior do campo.
Toda parte hidráulica dos banheiros foi revisada, assim como a iluminação da quadra poliesportiva, do campo, e de toda área externa da Faculdade. Em dezembro será providenciado o nivelamento do campo e substituição do gramado. Nesse período, o local é pouco utilizado pelos frequentadores e há grande incidência de chuva, fator de relevante importância para obter uma boa adaptação do novo gramado sem gastos com irrigação, explicou o diretor de serviços Fabio Padilha.