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Com a mudança de algumas regras e o aumento das compras pela modalidade pregão eletrônico, o processo de compra tende a ficar mais lento. Agilizar esse processo, com apoio do usuário, foi o principal objetivo da palestra realizada por Carlos Alberto Dias, responsável pela área de Suprimentos, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, na manhã de terça-feira (5). 

Carlos lembra da necessidade de obedecer a diversas regras, leis, instruções normativas, resoluções e isso colabora para que o processo leve um tempo maior para ser concluído. “As compras são impessoais. Por isso, quanto mais informações na descrição do produto, menor a possibilidade de adquirir o material errado ou de qualidade inferior”, destaca Carlos.

A Bolsa Eletrônica de Compras (BEC) pode ajudar muito nesse processo. Lá, o usuário poderá encontrar o produto desejado com a descrição completa. Basta identificá-lo e informar o código na requisição de compra. O endereço para acessar o website do BEC é: www.bec.sp.gov.br . O usuário deverá clicar no link: Catálogo, Materiais e Consulta de itens.

De acordo com Carlos, fazer uma previsão de compra do material a ser utilizado na área de pelo menos noventa dias também ajuda. Há exemplos de processos com prazos superiores ao informado. A modalidade pregão trabalha com estimativa de prazo de aproximadamente quatro meses – do início até o processo ser concluído.

A reitoria da Unicamp objetiva aumentar as compras por meio do sistema pregão eletrônico. A preferência é que a totalidade das compras sejam feitas via pregão eletrônico, embora Carlos acredite que isso não seja possível. Quando as compras forem realizadas por outros meios, que não seja pregão eletrônico, é necessário justificar o motivo, informa Carlos. Essa justificativa não descarta a necessidade da justificativa que o departamento solicitante deve fazer, com relação à necessidade do material (porque e para que).

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